Movimentos protestam contra Belo Monte em Altamira (PA)
s atingidos por barragens, indígenas e ribeirinhos que ontem fecharam a Transamazônica (BR 230), estão protestando, hoje (22/6), em frente ao estádio Bandeirão, contra a construção da usina de Belo […]
Publicado 22/06/2010
s atingidos por barragens, indígenas e ribeirinhos que ontem fecharam a Transamazônica (BR 230), estão protestando, hoje (22/6), em frente ao estádio Bandeirão, contra a construção da usina de Belo Monte, em virtude da visita do presidente Lula à cidade.
Lula está no estádio para o lançamento de uma nova siderúrgica e pretende visitar obras como o asfaltamento da Transamazônica (BR- 230), a expansão do programa Luz para Todos e a usina de Belo Monte no Rio Xingu. Os cerca de 1200 integrantes dos movimentos foram impedidos de entrar no local.
Estamos insatisfeitos com o modo que o governo federal encaminhou o processo de licenciamento da Usina. Nós sabemos que todos os argumentos técnicos confirmam a inviabilidade da obra, mas ela é mantida pelos interesses dos grandes grupos econômicos que querem transformar os nossos bens naturais em mercadoria, afirmou a coordenação do ato.