Militantes do MAB participam de atividade de solidariedade em Cuba

Dos dias 24/01 a 7/02 aconteceu a XVII Brigada Sul Americana de Solidariedade a Cuba, com presença de 300 pessoas, representantes do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil. Militantes do MAB […]

Dos dias 24/01 a 7/02 aconteceu a XVII Brigada Sul Americana de Solidariedade a Cuba, com presença de 300 pessoas, representantes do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil. Militantes do MAB de Minas Gerais também estiveram presentes.

Segundo Claret Fernandes, as atividades foram as mais diversas. “No próprio acampamento houve diversas conferências, tratando da política e da economia no país, do boicote norte americano, além de depoimentos de ex-combatentes e de mães de cinco cubanos presos nos Estados Unidos e acusados injustamente de terrorismo”, afirmou Claret. Acompanhe o relato do Militante do MAB que participou da Brigada de Solidariedade:

“Pode-se afirmar que a revolução continua vida em Cuba presente nas frases, nos eventos e, principalmente na consciência do povo cubano. O povo organizado tem uma participação ativa nos rumos do país, com destaque especial para a cultura, a saúde e a educação. O povo tem acesso e o hábito de participar de teatros, cinema, e outras atividades culturais. Todos estudam e o povo tem acesso a universidades.

O Município de Manicaragua, por exemplo, com 24 mil habitantes, tem 37 equipes de base de saúde, 14 consultórios, três casas maternidade e uma policlínica bem estruturada. Cuba é, sem dúvida, um exemplo para o mundo no que se refere à universalização do acesso à saúde para o povo cubano e na solidariedade com outros povos, por exemplo no Haiti, onde diversos médicos cubanos ajudam a salvar vidas.

Sente-se no povo cubano uma vontade determinada de continuar ampliando suas conquistas, pelo socialismo. Mudança ali não significam, como noticiam por vezes a imprensa burguesa dos países capitalistas, a troca do socialismo pelo capitalismo. Eles sentiram na pele o que esse sistema perverso significa e estão determinados a não retroceder.”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro