Em SC, Sindicato dos Eletricitários realiza protesto contra Tractebel

Amanhã, às 7h30, trabalhadores do Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis) realizarão um ato político e cultural na frente da empresa Tractebel Energia. O objetivo é protestar contra as práticas […]

Amanhã, às 7h30, trabalhadores do Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis) realizarão um ato político e cultural na frente da empresa Tractebel Energia. O objetivo é protestar contra as práticas que buscam impedir a participação dos empregados nas discussões dos sindicatos.

Segundo o sindicato, a Tractebel proibiu o acesso dos sindicatos aos locais de trabalho. Até mesmo as ações culturais, como o Projeto Meia Hora, do Sinergia, que existe há 15 anos, são proibidas na sede da empresa. “Vale sempre lembrar que a representação sindical é um direito Constitucional, legítimo e indispensável, previsto no artigo 8º da Constituição Federal, que deve ser defendido tanto pelas direções dos sindicatos quanto pelos trabalhadores”, afirmou o Sinergia, em nota.

O projeto Meia Hora é uma ação cultural do Sinergia que promove apresentações abertas e gratuitas aos trabalhadores e comunidade, dentro das empresas de energia elétrica da base de atuação do sindicato. Os trabalhadores da Tractebel não têm acesso às atividades do projeto, porque a empresa impede a sua realização no local de trabalho, que acontecem nos meses de novembro a dezembro, sempre na hora do almoço.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro