A burguesia fede

Nos últimos dias, a mídia burguesa divulgou, amplamente, o ‘crime’ gravíssimo do ex-bispo católico, Fernando Lugo, hoje presidente do Paraguai. Qual é o objeto do crime? É que ele teria, […]

Nos últimos dias, a mídia burguesa divulgou, amplamente, o ‘crime’ gravíssimo do ex-bispo católico, Fernando Lugo, hoje presidente do Paraguai. Qual é o objeto do crime? É que ele teria, enquanto bispo, desrespeitado a lei do celibato, o que foi suficiente para acusarem-no, sumariamente, de traição à igreja e ao povo.

Entre as poucas declarações de Lugo sobre o caso, ele mostrou a que veio, afirmando que irá trabalhar com o princípio da verdade. Ou seja, ele deixa claro que, se alguma das crianças apresentadas for mesmo seu filho, ele a assumirá como pai. É bonito ver a sua honradez de um pastor e pai responsável, não caindo simplesmente na defensiva ou buscando uma ‘solução’ nos bastidores como, nesses casos, é comum acontecer.

O episódio ganha proporções enormes e imprevisíveis. Uma questão disciplinar da igreja, como é o celibato, pode se tornar o estopim de um Golpe de Estado, reabrindo o caminho para o Partido Colorado, que comandou e oprimiu o povo paraguaio nos últimos 60 anos. A conjuntura fica bastante desfavorável a Lugo, num país com maioria católica, com suas relações estremecidas com a igreja e com um Vice oportunista, da Direita, querendo ocupar-lhe o lugar.

Fragilizado internamente, Lugo ganha fôlego sustentado pela solidariedade internacional. Nesse particular, porém, um dos seus principais vizinhos, o Brasil, insuflado pela mídia e por interesses imperialistas, deu um mau exemplo. Lula sequer se lembrou de que, o que ocorre com Lugo agora, é semelhante ao que lhe ocorreu em 1989, quando a revelação de uma amante o derrubou na corrida presidencial, derrotado por Collor de Melo.

Em recente reunião entre Lula e Lugo em Brasília para possível revisão dos contratos da Usina Hidrelétrica de Itaipu, celebrados na época da Ditadura Militar, nosso Governo preferiu a relação imperialista à solidariedade. Construída na divisa dos dois países, de acordo com os contratos de Itaipu o Paraguai fica com a metade da energia, mas é obrigado a devolver ao Brasil, a preço de custo, toda energia não consumida. Mais de 90% da energia  é vendida pelo Brasil, depois, a preço de mercado, constituindo-se em grande prejuízo ao povo paraguaio. A insensibilidade e falta de visão estratégica de nosso governo podem comprometer uma das principais e justas bandeiras de Lugo, qual seja, a de usar o dinheiro da energia de Itaipu para garantir direitos básicos negados historicamente a seu povo.

É importante lembrar que Lugo não é um aventureiro qualquer. Com uma bela história de luta, ele serviu à igreja, sendo uma grande expressão entre os teólogos da libertação e, inclusive, destacando-se como um dos principais assessores de nosso saudoso e querido Dom Luciano Mendes de Almeida. Seu envolvimento na história do Paraguai não é expressão de fuga, mas de coerência. Não lhe  teria sido mais cômodo ir para Roma ou ficar aposentado para o resto da vida?

É essa sua vida e história que incomodam, profundamente, os capitalistas. Essa Direita nefasta, no Paraquai, Brasil e em boa parte da América Latina, atolada na sua própria podridão – que só não fede muito porque tem dinheiro para comprar perfume -, se aventa agora no direito de derrubar um Presidente com um moralismo barato.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/04/2009

Paraguai hoje