Unificar as lutas por um mundo melhor

De 27 de janeiro a 02 de fevereiro Belém se transformará na cidade das lutas sociais por um mundo melhor. Com a realização do Fórum Social Mundial mais cem mil […]

De 27 de janeiro a 02 de fevereiro Belém se transformará na cidade das lutas sociais por um mundo melhor. Com a realização do Fórum Social Mundial mais cem mil pessoas de diferentes partes do planeta se encontrarão em nossa cidade para debater e construir caminhos novos para a humanidade, caminhos estes que combatam e denunciem o projeto das classes dominantes que levou a exclusão social milhares de seres humanos.

O primeiro Fórum Social Mundial foi realizado em Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul no ano de 2001. De lá para cá já passou por países como a Índia, Quênia, Venezuela, retornando ao Brasil em 2005 e agora se realizará no coração da Amazônia: Belém do Pará. Teremos com isso uma grande oportunidade para denunciar todas as mazelas sociais e ambientais provocadas pela consolidação do projeto de desenvolvimento de grupos econômicos nacionais e estrangeiros que vêm em nossa região somente a cobiça de nossos numerosos recursos naturais como a água, minérios, madeira, gás natural, biodiversidade e a exploração da mão de obra.

Empresas como a VALE, Cargil, ALBRAS, Coca-Cola, Magi, Bunge investem recursos para explorar a Amazônia deixando um rastro de destruição e a população na mais absoluta miséria e marginalidade. Com a realização do Fórum Social Mundial em Belém teremos a oportunidade de denunciar também os governos que são coniventes com a política das multinacionais e os setores atrasados da sociedade como o chamado agronegócio que, ao contrário do discurso de desenvolvimento e progresso, promovem a destruição da floresta amazônica, o trabalho escravo, a grilagem de terras e a violência que elevou o Pará ao vergonhoso título de campeão nacional de violência no campo. Queremos com o Fórum apresentar a agricultura familiar e camponesa como alternativa para saciar a fome dos pobres das cidades e defender a produção de alimentos saudáveis, livre dos venenos apelidados de agrotóxicos pelos latifundiários.

Convocamos a sociedade defender a Reforma Agrária com a única medida verdadeiramente justa para acabar com a violência no campo e minimizar a miséria no meio rural brasileiro. Convidamos também a população dos bairros pobres de Belém a se juntarem conosco nesta grande luta por direitos contra a violência, a pobreza, a exclusão, o desemprego, a falta de educação de qualidade, a falta de saúde pública e a participarem conosco do Fórum Social Mundial em nosso espaço de debates que será o Colégio NPI, onde estaremos juntos debatendo, cantando, lutando e encontrando saídas coletivas contra a crise aberta por esse sistema de morte que é o capitalismo.

Pátria Livre. Venceremos.
Viva a unidade dos pobres do campo e da cidade
Viva o povo brasileiro
Viva o Socialismo
Viva o povo brasileiro
Viva o Socialismo

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro