NÓS, ATINGIDOS E ATINGIDAS

diagnósticos preliminares para elaboração de políticas públicas reparatórias

Nesta publicação, apresentamos um panorama geral da definição de Atingido(a) com base na multidimensionalidade, na multiescalaridade e nas diferentes formas de desigualdade que se sobrepõem e influenciam na materialidade e imaterialidade da vida desses sujeitos e seus territórios.

Compreendemos que o conjunto de elementos apresentados traduz um diagnóstico preliminar, que pode subsidiar a elaboração de políticas públicas para a população atingida, a partir de uma perspectiva que tenha como centralidade os sujeitos, considerando suas variedades de condições, múltiplas identidades, diferenciações regionais e territoriais.

Projeto: O BRASIL ATINGIDO, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS TROCAS DE SABERES PARA O AVANÇO DA GARANTIA DE DIREITOS DAS POPULAÇÕES ATINGIDAS: ATINGIDAS COSTURANDO DIREITOS.

Download
Conteúdo relacionado
| Publicado 23/10/2025 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Mineração em Congonhas ameaça comunidades e impõe clima de medo e insegurança

Moradores de comunidades como Pires e Santa Quitéria denunciam violações, pressões e o “terrorismo de barragem” promovido pela CSN e pela Ferro+

| Publicado 23/10/2025 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Nota | Violência policial na Ocupação Naldo Palheta, em Vitória do Xingu (PA)

Movimento denuncia ação ilegal e exige justiça para atingidos e atingidas que constroem a ocupação

| Publicado 21/10/2025 por Hilda Souto

ARTIGO | Arpilleras e a poética da resistência amazônica: o bordado como manifesto

A artista Hilda Souto escreve sobre as arpilleras das atingidas do Brasil e destaca que “ao bordar juntas, essas mulheres produzem um corpo coletivo de resistência, uma comunidade estética e política que se reconhece na dor, mas também na potência da criação”