Se a Amazônia seca, o Brasil afunda
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Se a Amazônia seca, o Brasil afunda
Descrição
Essa Arpillera foi confeccionada por mulheres da Amazônia dos Estados do Tocantins, Pará e Amapá. Representamos os lados extremos de seca e alagamentos que a população tem sofrido na Amazônia e no Brasil. Temos uma mensagem bordada "Se a Amazônia seca, o Brasil afunda" representando a importância da Amazônia e suas comunidades e povos tradicionais na manutenção de um equilíbrio do ecossistema. Se a Amazônia é queimada, devastada, explorada, saqueada, ela vai falar de algum modo, seja sumindo com seus rios, seja fazendo chegar fumaça das queimadas em São Paulo, seja alagando as cidades.
Regiões
Eixo - Tema
Data
abril 11, 2024
Autoras
Mulheres Atingidas da Amazônia
Cartinha
Enchente
Essa é a nossa realidade hoje no mundo. Sofremos as consequências no inverno, com a chuva, vêm os desmoronamentos de terra com a força das enxurradas. Os alagamentos nas cidades e nas regiões ribeirinhas, provocam perdas nas suas plantações, suas casas e até mesmo suas vidas. Sem contar com as devastações das florestas. Com as forças das águas as casas e objetos sendo levados pela correnteza mundo afora.
Seca
A enchente traz prejuízo, mas a seca é muito pior. Além de causar danos às pessoas e animais, também causa danos à natureza. Com a seca vêm as mortandades de peixe nos rios e as queimadas por falta de chuva ou de água. Com a seca nos rios ficamos sem acesso às cidades, temos mais doenças como malária, dengue, sarampo. Os animais como boi, cavalos e todos os outros animais sofrem com a seca.
Por isso, neste pequeno pedaço de papel nosso grupo de mulheres de várias regiões estamos pedindo socorro ao mundo. Menos queimadas, menos desmatamento, menos poluição no ar para que possamos ter um pouco mais de vida saudável.
Localização
Belém/PA
Dimensões
62x40 cm
Bloco
Tecendo a Organização
Anexos
