Crime continuado
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Crime continuado
Descrição
Esta peça representa os impactos do rompimento da barragem de Fundão no município de Linhares/ES. A lama está chegando na lagoa Juparanã, a principal lagoa do município de Linhares e uma das maiores do Brasil. A lagoa Juparanã se conecta com o Rio Doce através do Rio Pequeno. Peixes mortos estão bordados na lama, representando o que aconteceu depois com os peixes da lagoa também. As mulheres foram as mais afetadas por esse crime. Nessa peça, a mulher é bordada como o teto da casa, sendo responsável por cuidar da casa e dos filhos e de um bebê colocado ao lado. A agricultura do município também é representada pela horta com diferentes cores que representam diversos legumes e verduras da agricultura familiar presente no município e que também foi atingida pela lama.
Eixo - Tema
Data
junho 27, 2022
Autoras
Mulheres atingidas de Linhares, Espírito Santo
Cartinha
“Nosso olhar? Ouvimos relatos de sofrimento, medo, angústia e incertezas, pelo rompimento da barragem e nosso grito é CHEGA!! A mulher está atenta a todas essas situações: O Rio Doce não é mais doce, pescadores sem ser reconhecidos, e os rejeitos, cada vez que chove, volta a nos assombrar, pois além do rio Doce, temos 68 lagoas contaminadas. É um crime continuado.”
Fotógrafo/a
Juliana Nicoli
Localização
Secretaria Estadual do MAB no Espírito Santo (Vitória - ES)
Dimensões
57x41cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
MAB e UFFS promovem seminário regional com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho
Seminário faz parte de programação de projeto focado em saúde popular que abrange os municípios de Erechim, Aratiba, Mariano Moro, Marcelino Ramos e Machadinho
Comunidades denunciam exclusão da população ribeirinha do licenciamento ambiental da UHE Tabajara
Em conjunto com as comunidades de Calama e Demarcação, distritos de Porto Velho localizados às margens dos rios Madeira e Machado, o Movimento exige a inclusão dos atingidos no Estudo de Impactos Ambientais do empreendimento
El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA
El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.
