Em SC, 8 de março é comemorado com luta das mulheres

Em Santa Catarina, mulheres protestam contra reforma da Previdência e os altos preços da energia elétrica.   Coordenadas pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), e com participação de atingidas por […]

Em Santa Catarina, mulheres protestam contra reforma da Previdência e os altos preços da energia elétrica.

 

Coordenadas pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), e com participação de atingidas por barragens, sem terra e pequenas agricultoras ligadas a Fetraf, as mulheres catarinenses ocuparam as ruas de Chapecó (SC) neste dia 8 de março.

Neste início de tarde, as mulheres ocuparam a superintendência do INSS, após terem realizado passeata pelas ruas da cidade.

Demonstrando muito ânimo, as mulheres, com grande apoio de entidades sindicais e populares, afirmam que a luta pelos direitos das mulheres é acima de tudo uma luta pela democracia e pela liberdade, numa sociedade marcada pelo viés da exploração capitalista e patriarcal.

A região Oeste de Santa Catarina, onde se realiza o protesto, é uma das pioneiras nas lutas sociais no sul do Brasil, tendo grande participação nas conquistas históricas, em especial para as mulheres do campo.

A solidariedade às mulheres atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco em Minas Gerais, e contra o golpe no Brasil também são elementos que motivam a luta em Santa Catarina.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/03/2016

Mulheres se mobilizam em BH