MAB ocupa a prefeitura de Eldorado, em São Paulo

Nesta segunda-feira (16), início da semana de mobilizações pelo dia da consciência negra, atingidos da região paulista do Vale do Ribeira ocuparam a prefeitura do município de Eldorado para cobrar […]

Nesta segunda-feira (16), início da semana de mobilizações pelo dia da consciência negra, atingidos da região paulista do Vale do Ribeira ocuparam a prefeitura do município de Eldorado para cobrar melhorias na administração local.

De acordo com os atingidos, a pauta entregue ao prefeito, Eduardo Fouquet, e secretários municipais inclui melhorias na saúde, educação, estradas, pontes e a retomada da operação da balsa do bairro do Batatal.

A manifestação também trouxe o repúdio aos fechamentos de escolas no estado de São Paulo e à PEC 215, que dificulta ainda mais a demarcação de terras para comunidades tradicionais. Além disso, também foi apontado a posicionamento contrário a qualquer projeto hidrelétrico na região.

Das pautas apresentadas, a prefeitura se comprometeu em concluir nos próximos 10 dias os reparos da balsa do bairro Batatal, deixando a balsa pronta para ser vistoriada pela marinha. Nesta quarta-feira (18), um dos secretários estará no ponto de embarque da balsa para também iniciar os procedimentos de iluminação pública no local da travessia do rio.

O poder municipal também afirmou que no dia 1 de dezembro irá retomar a gestão da Santa Casa do município. Atualmente, a gestão está sobre responsabilidade de uma Organização Social privada, que tem trazido prejuízos ao município. Além disso, a secretaria também garantiu o início imediato de um novo processo de capacitação para as equipes de saúde.

Em relação à educação, a prefeitura reconheceu que o recurso para a merenda escolar não é suficiente para cobrir a demanda e, por isso, comprometeu-se em pressionar o governo estadual para que complemente de forma mais adequada os repasses.

Também se acordou que nos próximos 15 dias a prefeitura  se reunirá novamente com a coordenação do MAB no município para prestar contas dos encaminhamentos tirados e dar sequência à pauta apresentada. 

A população segue atenta monitorando o que foi acordado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro