MAB realiza terceiro encontro de mulheres atingidas em Rondônia

Durante os dias 20 e 21 de junho aconteceu o 3º Encontro das mulheres atingidas por barragens do estado de Rondônia, utilizando da técnica de bordado das arpilleras. Realizado no […]

Durante os dias 20 e 21 de junho aconteceu o 3º Encontro das mulheres atingidas por barragens do estado de Rondônia, utilizando da técnica de bordado das arpilleras.

Realizado no munício de Porto Velho, o encontro reuniu atingidas de todo o estado discutindo as violações sofridas pelas mulheres durante todo o processo de construção de grandes hidrelétricas na Amazônia, em especial no estado de Rondônia, reafirmando o feminismo, a luta e resistência.

Em Rondônia, três grandes hidrelétricas violaram sistematicamente os direitos das mulheres: Jirau, Santo Antônio e Samuel. Nesses três casos, as mulheres foram grandes protagonistas da resistência, colocando-se a frente das lutas e dos espaços de formação.

No encontro ainda foi compartilhado o resultado do projeto “Arpilleras: Bordando a resistência”, que conseguiu arrecadar, através de financiamento coletivo pela internet, o valor necessário para iniciar a produção do documentário que retratará a história das mulheres atingidas de todas as regiões do país através do bordado e da costura.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro