MAB realiza terceiro encontro de mulheres atingidas em Rondônia
Durante os dias 20 e 21 de junho aconteceu o 3º Encontro das mulheres atingidas por barragens do estado de Rondônia, utilizando da técnica de bordado das arpilleras. Realizado no […]
Publicado 26/06/2015
Durante os dias 20 e 21 de junho aconteceu o 3º Encontro das mulheres atingidas por barragens do estado de Rondônia, utilizando da técnica de bordado das arpilleras.
Realizado no munício de Porto Velho, o encontro reuniu atingidas de todo o estado discutindo as violações sofridas pelas mulheres durante todo o processo de construção de grandes hidrelétricas na Amazônia, em especial no estado de Rondônia, reafirmando o feminismo, a luta e resistência.
Em Rondônia, três grandes hidrelétricas violaram sistematicamente os direitos das mulheres: Jirau, Santo Antônio e Samuel. Nesses três casos, as mulheres foram grandes protagonistas da resistência, colocando-se a frente das lutas e dos espaços de formação.
No encontro ainda foi compartilhado o resultado do projeto Arpilleras: Bordando a resistência, que conseguiu arrecadar, através de financiamento coletivo pela internet, o valor necessário para iniciar a produção do documentário que retratará a história das mulheres atingidas de todas as regiões do país através do bordado e da costura.