Jaguaretama tem sede
População se mobiliza contra falta dágua em município cearense Na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, aproximadamente 400 pessoas se mobilizaram no centro de Jaguaretama, no Ceará, para denunciar a […]
Publicado 02/02/2015
População se mobiliza contra falta dágua em município cearense
Na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, aproximadamente 400 pessoas se mobilizaram no centro de Jaguaretama, no Ceará, para denunciar a situação de abandono vivenciada pelo município e reivindicar agilidade nos estudos para implantação da adutora que levará água da barragem Castanhão para a cidade de Jaguaretama.
O ato contou com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), organizações sindicais, associações, estudantes, professores, sociedade civil e representações do poder público municipal.
Durante as colocações do Movimento Águas para Jaguaretama, foi colocado em evidencia as contradições da barragem Castanhão. O povo que mais sofreu para dar lugar a essa construção hoje está sem água, enquanto a água da mesma barragem está abastecendo a chapada do Apodi em Limoeiro do Norte, onde predominam grandes empresas do agronegócio e também o Porto industrial do Pecém em Fortaleza.
A principal reivindicação é que o Governo do Estado e Federal instalem imediatamente uma adutora de engate rápido para o abastecimento de água a partir do lago do Castanhão para a sede de Jaguaretama, de forma emergencial. Além disso, as organizações cobram a construção de uma adutora com estrutura de caráter definitivo.
Na última audiência, realizada na terça-feira (27), o Governo do Estado se comprometeu em construir a adutora em um prazo de 60 dias. Ao final do ato foi fechado um acordo que, caso o prazo não seja cumprido, as entidades e a população voltarão às ruas para protestar.