Grupo norueguês visita cidades do Vale do Ribeira

Objetivo foi conhecer de perto os movimentos sociais e políticos brasileiros por Adilson Cabral Um grupo de 13 noruegueses esteve no Vale do Ribeira no último fim de semana, conhecendo […]

Objetivo foi conhecer de perto os movimentos sociais e políticos brasileiros

por Adilson Cabral

Um grupo de 13 noruegueses esteve no Vale do Ribeira no último fim de semana, conhecendo os movimentos sociais e acompanhando de perto o processo eleitoral brasileiro e ainda aprendendo português. Em um encontro, promovido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Registro, o grupo do Comitê Norueguês de Solidariedade à América Latina (LAG), composto por estudantes e trabalhadores dos movimentos de esquerda europeu, esteve também, em Eldorado, onde visitou o grupo de base do MAB no Quilombo de André Lopes.

Conforme informações do grupo é a segunda visita ao país da América Latina, o primeiro encontro aconteceu em março e a visita atual prossegue até o fim do ano, em outros estados brasileiros. Conforme Ubiratã, do MAB, o grupo “veio a partir de uma articulação da Via Campesina e uma das áreas visitadas foi do MAB. Aqui (Brasil) eles participam de cursos de formação e estudos sobre o Brasil e a luta dos movimentos sociais”.

O comitê de solidariedade com a América Latina (LAG) é uma organização que trabalha para divulgar informações sobre a realidade política social na América Latina. O LAG apoia a luta de movimentos sociais contra guerras, violação dos direitos humanos, discriminação e o mercado livre, e para uma democracia substancial. A organização busca especificamente enfocar a situação das mulheres, e tem um próprio comitê de mulheres.

Conteúdo relacionado
| Publicado 17/09/2014 por Conceição Lemes / Viomundo

Entrevista com João Antonio de Moraes, diretor da FUP, sobre a tentativa de desmoralização da Petrobrás

Em entrevista a Viomundo, João Antonio de Moraes, diretor da FUP, fala sobre desafios na garantia da soberania energética brasileira