Plataforma da Energia discute Politica energética em Santa Catarina
Entre hoje e amanhã (20 e 21), está sendo realizado o seminário da Região Sul sobre energia organizada pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. Com o objetivo de […]
Publicado 20/08/2014
Entre hoje e amanhã (20 e 21), está sendo realizado o seminário da Região Sul sobre energia organizada pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia.
Com o objetivo de reafirmar o posicionamento em que a energia é de vital importância para o desenvolvimento econômico e social e precisa continuar nas mãos do Estado, cerca de 400 lideranças de movimentos sociais, sindicais, estudantes, professores, camponeses e trabalhadores urbanos participam da atividade realizada na capital catarinense.
Nas mesas temáticas os temas discutidos estão questões como as concessões do setor elétrico, o Pré-Sal, a redução da conta de luz e a situação das populações atingidas por barragens.
Robson Formica da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), explica a importância de fazer esse debate no momento em que o futuro do país é discutido com maior intensidade. A gente se convenceu que agora com a proximidade do período eleitoral a questão energética continua na conjuntura como uma pauta importante e deve continuar nos próximos períodos.
O militante ainda destaca que os seminários discutem um projeto para o país que permita o controle e participação popular na geração de energia.
No nosso entendimento a geração de energia, seja elétrica ou qualquer fonte, o resultado econômico gerado por isso deve servir para satisfazer as grandes necessidades do povo brasileiro nos serviços públicos, como a saúde, a educação, o transporte, habitação, a reforma agrária, diz Formica.
A atividade será encerrada amanhã (21), com uma marcha da Assembleia Legislativa até o Terminal Urbano Municipal onde será realizado um ato público seguido de panfletagem do manifesto final do seminário.
Histórico
A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de dialogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.
Seminário Sul – 20 e 21 de agosto
Local: Avenida Marinheiro Max Schramm, 2149 Jardim Atlântico
Florianópolis Santa Catarina
Informações: (48)9943-3800- Jerry Conceição
Assessoria de imprensa: Neudicleia [email protected] (54) 8101 7170
Fotos: Joka Madruga