Movimento Rios Vivos escreve carta à embaixada brasileira na Colômbia

Senhores EMBAIXADA DO BRASIL NA COLOMBIA BOGOTÁ D.C. Receba do movimento Colombiano em Defesa dos territórios e atingidos por Barragens “Rios Vivos” uma cordial saudação. Agradecemos de antemão a atenção […]

Senhores

EMBAIXADA DO BRASIL NA COLOMBIA
BOGOTÁ D.C.

Receba do movimento Colombiano em Defesa dos territórios e atingidos por Barragens “Rios Vivos” uma cordial saudação.

Agradecemos de antemão a atenção prestada ao nosso pedido de diálogo a fim de conhecer as realidades e dramas que enfrentam os atingidos por barragens na Colômbia em virtude de encontrar temas comuns que nos permitam avançar na discussão da política e do modelo energético nacional.

Também queremos ressaltar o trabalho dos atingidos por barragens no Brasil- MAB, que tem focado seu trabalho no ressarcimento de direitos das populações atingidas, e na construção de um modelo energético popular para o Brasil e sua região. Também reconhecemos o esforço desmedido do MAB, acompanhado da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH, que analisou durante 4 anos, denúncias e violações de direitos humanos no processo de construção de barragens no Brasil; este trabalho é de grande contribuição para a construção de justiça social e ambiental na região e no planeta.

Portanto, solicitamos que o Governo de Dilma Rousseff que aprove rapidamente a Política Nacional dos Atingidos por Barragens que se encontra em estudo na presidência da república. Sua aprovação, sem nenhuma dúvida, mostrará o compromisso e a vontade do governo brasileiro com a justiça social e ambiental, além da reparação da dívida histórica com os Atingidos por Barragens, vítimas, como na Colômbia, da imposição de um modelo de desenvolvimento alheio às visões de mundo e cultura dos povos que tradicional e ancestralmente tem habitado os territórios afetados por megaprojetos.

Por último, agregamos a este comunicado o informe entregue por ‘Rios Vivos’ a Comissão Interamericana de Direitos Humanos -CIDH em relação a situação e violação de Direitos dos Atingidos por Barragens na Colômbia apresentado em audiência publica no último dia 31 d outubro de 2014 durante a sessão 149 da CIDH.

Agradecemos de antemão a atenção e respostas prestadas às nossas inquietudes.

Rios Livres, Povos Vivos!

Movimiento Colombiano Ríos Vivos
[email protected]

Cra 27A #24-10 bogotá D.C.

Tel: 337 7709