Movimento Rios Vivos escreve carta à embaixada brasileira na Colômbia

Senhores EMBAIXADA DO BRASIL NA COLOMBIA BOGOTÁ D.C. Receba do movimento Colombiano em Defesa dos territórios e atingidos por Barragens “Rios Vivos” uma cordial saudação. Agradecemos de antemão a atenção […]

Senhores

EMBAIXADA DO BRASIL NA COLOMBIA
BOGOTÁ D.C.

Receba do movimento Colombiano em Defesa dos territórios e atingidos por Barragens “Rios Vivos” uma cordial saudação.

Agradecemos de antemão a atenção prestada ao nosso pedido de diálogo a fim de conhecer as realidades e dramas que enfrentam os atingidos por barragens na Colômbia em virtude de encontrar temas comuns que nos permitam avançar na discussão da política e do modelo energético nacional.

Também queremos ressaltar o trabalho dos atingidos por barragens no Brasil- MAB, que tem focado seu trabalho no ressarcimento de direitos das populações atingidas, e na construção de um modelo energético popular para o Brasil e sua região. Também reconhecemos o esforço desmedido do MAB, acompanhado da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH, que analisou durante 4 anos, denúncias e violações de direitos humanos no processo de construção de barragens no Brasil; este trabalho é de grande contribuição para a construção de justiça social e ambiental na região e no planeta.

Portanto, solicitamos que o Governo de Dilma Rousseff que aprove rapidamente a Política Nacional dos Atingidos por Barragens que se encontra em estudo na presidência da república. Sua aprovação, sem nenhuma dúvida, mostrará o compromisso e a vontade do governo brasileiro com a justiça social e ambiental, além da reparação da dívida histórica com os Atingidos por Barragens, vítimas, como na Colômbia, da imposição de um modelo de desenvolvimento alheio às visões de mundo e cultura dos povos que tradicional e ancestralmente tem habitado os territórios afetados por megaprojetos.

Por último, agregamos a este comunicado o informe entregue por ‘Rios Vivos’ a Comissão Interamericana de Direitos Humanos -CIDH em relação a situação e violação de Direitos dos Atingidos por Barragens na Colômbia apresentado em audiência publica no último dia 31 d outubro de 2014 durante a sessão 149 da CIDH.

Agradecemos de antemão a atenção e respostas prestadas às nossas inquietudes.

Rios Livres, Povos Vivos!

Movimiento Colombiano Ríos Vivos
[email protected]

Cra 27A #24-10 bogotá D.C.

Tel: 337 7709

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro