MAB participa do fórum dos povos sobre direitos humanos e empresas

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está participando do Fórum dos povos sobre direitos humanos e empresas, que acontece na Tailândia. No primeiro dia do encontro os movimentos e […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está participando do Fórum dos povos sobre direitos humanos e empresas, que acontece na Tailândia. No primeiro dia do encontro os movimentos e entidades presentes debateram estratégias para usar mecanismos de reparação por violação de direitos humanos, ferramentas de registro dos abusos corporativos, estratégias para impulsionar um marco vinculante junto às Nações Unidas e experiências de reparação com mecanismos não judidiciais, regionais e campanhas nacionais.

O MAB participou de um painel apresentando suas estratégias de resistência frente à violação de direitos humanos pelas empresas no Brasil. O movimento indiano Anti-Posco People’s Movement e do Camboja, Cambodia’s Boeung Kak Lake Community, também apresentaram suas formas de resistência.

Segundo Leandro Scalabrin, militante e advogado do MAB que participa do encontro, o evento tem servido para debater e aprofundar a necessidade de implementação de um mecanismo vinculante junto as Nações Unidas que obrigue as empresas a respeitarem os direitos humanos. “Os presentes constataram a situação comum ocorrida em todas as partes do mundo. São casos de violações, insuficiência dos sistemas judiciais nacionais e dos mecanismos regionais de proteção dos direitos humanos, criminalização de defensores de direitos humanos, omissões dos governos e apropriação empresarial dos direitos humanos”, afirmou.

O Fórum dos Povos sobre Direitos Humanos e Empresas começou no dia 5 e se encerra hoje, dia 7. O evento acontece em Bangkok, na Tailândia, e é organizado pela Red-ESC e Forum-Asia. Representando o Brasil, participam o MAB, Terra de Direitos, Conectas e Justiça Global. Otros Mundos Chiapas (México), Asamblea Departamentla de Huetenango (Guatemala) e Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas (Peru), amigos do MAB e da Redlar, também participam do Fórum.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/11/2013

Via-sacra à Belo Monte