Territórios Livres
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Territórios Livres
Descrição
Nesta peça, denunciamos o cerco que vivemos em nossos “gerais”, encurralados pela ganância dos grileiros e fazendeiros, perdemos a liberdade de entrar em nossas terras, levar o gado para beber água ou transitar entre comunidades. Queremos regularização fundiária e ação do poder público para que nossos territórios sejam livres, livres da ganância, da destruição desenfreada e dessa estrutura capitalista que subjuga nossas vidas em função do lucro.
Eixo - Tema
Acesso a direitos básicos/políticas públicas | Água e energia | Atuação política | Criminalização de defensoras DDHH | Projeto Popular
Data
setembro 27, 2025
Autoras
Mulheres Atingidas da comunidade de Brejo Verde, Correntina (BA)
Cartinha
Nós, da comunidade de Brejo Verde, somos muito sortudas! Somos uma comunidade abundante, rica em água, terra, vegetação, cultura e, principalmente, gente de luta. Amamos nossas terras, nossa rotina, nossas criações. Amamos colher durante o ano todos os frutos que este bioma, o Cerrado, nos dá. Somos abençoados e privilegiados por nascer e crescer neste pedaço de chão
Infelizmente estamos sendo encurralados pela ganância dos grileiros e dos fazendeiros. Não temos mais a liberdade de entrar em nossos gerais, em nossas terras, de levar nosso gado para beber e comer. Estamos sendo perseguidos e ameaçados. Não temos segurança para caminhar em nossa comunidade.
A justiça tem sido lenta. Estamos batendo de frente, exigindo a regularização da terra, indo à capital, pedindo documentação, mas, para o Estado, não somos prioridade.
Estamos em meio a este paraíso que é o cerrado, cercados de água e matas, mas é como se estivéssemos acorrentados, presos, pois não somos livres dentro da nossa própria casa.
Não vamos nos render! Vamos continuar lutando pelo que é nosso com toda nossa força.
Fotógrafo/a
Iandria Ferreira
Localização
Secretaria Estadual do MAB da BA
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
MAB fortalece organização popular e a luta das comunidades atingidas no Baixo Tocantins
MAB fortalece construção das Brigadas de Agitação e Propaganda no Pará
