Atingidos reclamam de sistema de votação virtual para eleição da Assessoria Técnica Independente

Pessoas atingidas das regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba (MG) relatam dificuldades de acesso ao sistema, erros no site e problemas com senhas desde o primeiro dia da votação virtual

Atingida da comunidade Francelinos, em Juatuba, Região 2, relata problemas na votação na tarde desta segunda-feira (9). Foto: João Lopes
Atingida da comunidade Francelinos, em Juatuba, Região 2, relata problemas na votação na tarde desta segunda-feira (9). Foto: João Lopes

Na última quinta-feira (06), teve início a votação para a eleição da nova Assessoria Técnica Independente (ATI), que substituirá a Aedas nas Regiões 1 e 2 do Paraopeba, abrangendo os municípios de Brumadinho, Betim, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e Mateus Leme.

A ATI eleita será responsável por garantir a defesa dos direitos das pessoas atingidas, fortalecer a participação informada das comunidades e dar continuidade ao assessoramento técnico independente no processo de reparação dos danos causados pelo desastre-crime da mineradora Vale, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho.

A votação para a nova ATI ocorre de forma online, por meio do portal www.voteati.com.br, entre os dias 6 e 11 de fevereiro. Já a votação presencial, com depósito de envelopes, acontece nos respectivos municípios entre os dias 10 e 12 de fevereiro.

No entanto, pessoas atingidas relatam dificuldades no processo de votação online, como a falta de informações didáticas sobre o procedimento, problemas no acesso aos dados cadastrais e a instabilidade do site de votação, exibindo uma mensagem de erro interno do servidor exibindo a mensagem “500 – Erro interno do servidor: Há um problema com o recurso que você está procurando e, portanto, ele não pode ser exibido”.

Print enviado por pessoa atingida. Outras pessoas atingidas relataram o mesmo erro.

Para muitas pessoas, especialmente idosos, moradores da zona rural e integrantes de povos e comunidades tradicionais, as barreiras tecnológicas tornam o processo ainda mais excludente. Para votar online, é necessário ser cadastrado para receber o Programa de Transferência de Renda (PTR) ou, caso não seja, ter realizado o registro prévio para a votação em dezembro. Entretanto, há pessoas que recebem o PTR que nunca acessaram o portal e não estão conseguindo validar o login nem obter a senha. O mesmo ocorre com pessoas que já utilizaram o sistema, mas não conseguem recuperar a senha de acesso.

Além disso, há relatos de pessoas que não são beneficiárias do PTR, mas que realizaram o registro prévio em dezembro para poder votar e que, até o momento, ainda aguardam o envio da senha para participar da escolha da nova ATI. A senha é enviada via SMS, no entanto, em comunidades localizadas em zonas rurais, onde não há cobertura de telefonia móvel e sinal da operadora, o recebimento da mensagem se torna inviável, dificultando a participação no processo de votação online.

Outro print que evidencia problemas no momento da votação é que pessoas atingidas da Região 2 relatam que, ao preencher CPF e senha no site de votação, aparece a mensagem “beneficiário não pertencente à região alvo”.

Foto evidencia erro no processo de votação online para assessoria técnica na Bacia do Paraopeba. Foto: João Lopes
Foto evidencia erro no processo de votação online para assessoria técnica na Bacia do Paraopeba. Foto: João Lopes

Diante do acesso limitado à internet em algumas comunidades, somado aos problemas de exclusão digital, instabilidade dos servidores e dificuldade em obter o login e senha para votar, as pessoas atingidas têm registrado reclamações no canal de atendimento do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastre (Nucard), buscando esclarecimentos e solicitando materiais para os dias de votação presencial, como envelopes, cédulas de votação, impressoras e fotocopiadoras.

As dificuldades enfrentadas na votação ferem os princípios da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e da Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB), que asseguram às pessoas atingidas o direito à informação, à participação efetiva e ao acesso pleno aos processos decisórios que lhes dizem respeito. As queixas apresentadas evidenciam que a eleição da Assistência Técnica Independente tem se configurado como um processo burocrático e distante da realidade dos territórios, colocando em risco a própria reparação, que deve ser construída com ampla participação popular e controle social.

Ler mais
| Publicado 06/02/2026 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Conheça as candidatas à ATI das Regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba

Após retirada da Aedas sem consulta às comunidades atingidas, eleição para nova Assistência Técnica Independente começa nesta sexta-feira (6)

| Publicado 19/01/2026 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Atingidos pela barragem em Brumadinho organizam manifestação no marco dos 7 anos do rompimento

Ato em Belo Horizonte reunirá atingidos pelo crime da Vale de mais de 20 municípios

| Publicado 21/11/2025 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

NOTA | Informe sobre o auxílio emergencial na Bacia do Paraopeba

Mesmo com decisão judicial favorável aos atingidos, Vale tenta postergar pagamento do auxílio emergencial e questiona valores