NOTA DE PESAR | Frei Sérgio, presente!

MAB se despede de Frei Sérgio Görgem, militante histórico e companheiro de luta e sonhos da classe trabalhadora

Foto: Joana Berwanger / Sul21

É com imenso pesar e profunda tristeza que a militância do MAB recebeu a notícia do falecimento do querido companheiro Frei Sérgio Görgen nesta manhã (03).

Frei Sérgio esteve conosco desde o início do nosso movimento, nas lutas, nas marchas, nas greves, nas elaborações e análises da conjuntura, sempre sendo exemplo e inspiração. Sendo rumo, caminho e companheiro da caminhada dos atingidos e de tantos lutadores e lutadoras do povo brasileiro.

Sua luta junto aos pequenos agricultores, aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, seu profundo respeito e dedicação aos povos originários e aos oprimidos, construindo lutas unitárias, nos fez maiores e melhores. Em seus 70 anos de vida, tantos deles dedicados ao povo, só temos a agradecer por compartilhar conosco sua sabedoria.

“A luta dos atingidos por barragens terá uma vitória no período próximo, da garantia dos direitos dos atingidos na legislação brasileira, que até hoje não tem. Muitas vezes a luta do MAB foi uma luta muito difícil, inglória muitas vezes na beira dos rios, porque esta garantia legal não estava estabelecida. Foram muitos e muitos anos de luta e agora será dado um passo muito grande, fruto da organização de vocês, fruto da luta permanente” – Em novembro de 2023, Frei Sérgio em mensagem ao MAB após a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) no Congresso Nacional, luta da qual fez parte em diferentes momentos. 

Neste momento de tristeza, a certeza que temos é que Frei Sérgio seguirá conosco. As tantas sementes que ele plantou no meio de nós nasceram, já florescem e ainda darão muitos frutos.   

Nós, atingidos e atingidas do Brasil e do mundo, manifestamos nossa solidariedade aos amigos, aos familiares de sangue e de hábito, e aos companheiros e companheiras do Movimento dos Pequenos Agricultores.   

Frei Sérgio presente, presente, presente!

Coordenação Nacional do MAB

Veja a mensagem ao MAB:

Ler mais
| Publicado 04/12/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Nota de pesar | Antônio Bispo dos Santos presente!

Ativista e intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, deixa um legado para a luta popular no Brasil

| Publicado 09/09/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Nota de pesar | Nicinha Porto Presente!

Em nota Movimento lamenta passagem de Nicinha Porto, militante da luta pela terra e em defesa da agricultura familiar

| Publicado 23/06/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Nota de pesar pelo falecimento de Irmã Telma

Coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos da Diocese de Roraima, Telma Lage também se envolveu ativamente na luta juntos contra a Hidrelétrica Bem Querer .