MAB decide manter acampamento próximo à usina de Garibaldi

Cerca de 500 agricultores atingidos pela barragem de Garibaldi, que na última semana ocuparam o canteiro de obras, continuam estão acampados em uma comunidade próxima à barragem, no município de […]

Cerca de 500 agricultores atingidos pela barragem de Garibaldi, que na última semana ocuparam o canteiro de obras, continuam estão acampados em uma comunidade próxima à barragem, no município de Abdon Batista, em Santa Catarina.

Nesta semana os atingidos receberão apoio de agricultores atingidos pelas hidrelétricas de Campos Novos, Barra Grande, Itá, Machadinho e Foz do Chapecó, que irão se somar na luta contra a barragem de Garibaldi e pelos direitos dos atingidos. “Nós sentimos na pele o que os agricultores estão sentindo agora, por isso nos solidarizamos”, explica Eloir Soares, atingido pela hidrelétrica de Barra Grande.

Luciane Carminati, presidenta da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher, da Assembléia Legislativa do estado, também virá para à região averiguar as denúncias feitas pelo MAB de que depois do início da barragem aumentou e muito os casos de prostituição e de violação dos direitos humanos.

Representantes da Comissão dos Direitos Humanos de Santa Catarina, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o bispo da diocese de Lages, Dom Irineu, e vários parlamentares do estado de Santa Catarina também estarão visitando a barragem e as condições de trabalho dos trabalhadores e dos atingidos.

Na semana passada o bispo de Joaçaba, Dom Mário Marques, e de Lages, Dom Irineu, enviaram cartas de apoio aos atingidos por garibaldi.

Na próxima sexta-feira (23/03) haverá uma reunião para tentar fechar um acordo entre os atingidos pela barragem, a empresa Triunfo, dona da obra, e o governo federal.

Assessoria de imprensa: (54) 3522.1857

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/03/2012

Barragens: um dilema social