Nota | Violência policial na Ocupação Naldo Palheta, em Vitória do Xingu (PA)
Movimento denuncia ação ilegal e exige justiça para atingidos e atingidas que constroem a ocupação
Publicado 23/10/2025

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta sua profunda indignação diante da ação violenta e ilegal da Polícia Militar de Altamira que, na manhã desta terça-feira (21), invadiu a Ocupação Naldo Palheta, no Km 40, em Vitória do Xingu, sem qualquer mandado judicial ou decisão de reintegração de posse.
A área, ocupada desde 2022 por cerca de duzentas famílias atingidas por barragens, encontra-se sob judice, com processo em tramitação na Justiça Federal, e aguarda decisão para ser destinada à reforma agrária. Ainda assim, a polícia agiu de forma truculenta, destruindo casas, ameaçando moradores e violando o direito à moradia e à organização das famílias – respondendo a interesses particulares de latifundiários da região.
A Ocupação Naldo Palheta carrega o nome do companheiro Edanaldo Palheta, conhecido como Naldo Bucheiro, militante do MAB e atingido por Belo Monte, brutalmente assassinado em fevereiro deste ano por lutar pelos direitos das comunidades e pela terra. Naldo era presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Km 40, entidade que representa 228 famílias que resistem em meio à concentração fundiária e às contradições sociais impostas pelo modelo energético de Belo Monte.
O MAB repudia veementemente essa ação arbitrária e denuncia a tentativa de criminalização das famílias atingidas e das lutas populares na Amazônia. O movimento está tomando todas as medidas legais cabíveis para responsabilizar os agentes públicos envolvidos e garantir a proteção das famílias ameaçadas. Exigimos justiça para Edanaldo Palheta e o fim da violência contra os atingidos por barragens!
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
21 de outubro de 2025
