Movimentos sociais se mobilizam contra uso de veneno, no Ceará

Ontem (12/05) o MAB, MST, pastorais sociais e estudantes fizeram um ato público, com 600 pessoas, no município de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, em defesa da lei […]

Ontem (12/05) o MAB, MST, pastorais sociais e estudantes fizeram um ato público, com 600 pessoas, no município de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, em defesa da lei que proíbe a pulverização aérea de lavouras pelas empresas de fruticultura irrigada na região do Baixo Jaguaribe.

Pela manhã, foi realizada uma marcha, com a distribuição de panfletos, para denunciar o impacto do avanço do agronegócio na região da Chapada do Apodi. Na mística, foi plantada uma árvore em memória ao trabalhador Zé Maria, assassinado há 22 dias.

“Convocamos a população para se manifestar pela manutenção da lei criada em 2009, que proíbe a utilização de agrotóxicos por pulverização aérea”, disse uma das coordenadoras da mobilização.

A agricultura brasileira nunca usou tanto veneno quanto em 2009. O consumo de agrotóxicos ultrapassou a cifra de 1 milhão de toneladas de veneno, ou seja, mais de 5 kg por habitante por ano. Isso significa o equivalente a uma utilização de 22,3 quilos de agrotóxico por hectare na safra 2009/10.

Na Câmara do Município de Limoeiro do Norte, a audiência pública sobre lei contra a pulverização se transformou em um ato político. Os manifestantes cobraram também a punição dos assassinos de Zé Maria.

Os vereadores aprovaram a lei que impede a pulverização, que está em vigor. No entanto, a prefeitura do município pretende revogá-la. À tarde, os manifestantes participaram da audiência pública no auditório da FAFIDAM.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro