Crítica ao modelo capitalista marca análise da conjuntura

“O projeto popular não se constrói de um dia para o outro, mas a partir de anos de acúmulo dos povos em luta nos seus territórios.” O momento de análise […]

“O projeto popular não se constrói de um dia para o outro, mas a partir de anos de acúmulo dos povos em luta nos seus territórios.”

O momento de análise da conjuntura durante os encontros é sempre importante para apontar os passos das lutas das organizações sociais. No Encontro Nacional das Mulheres Atingidas por Barragens não está sendo diferente. Com a análise feita na manhã de hoje (06/04), vários desafios foram indicados para as lutas das atingidas por barragens.

Roberta Transpadini, militante da Consulta Popular, contribuiu na análise e mencionou que a nossa soberania enquanto nação está sendo transgredida e um dos casos é com a construção de barragens.

Ela iniciou sua fala com a abordagem do conceito de soberania. “Soberana é uma nação que constrói soberanamente a sua posição sobre outras. Quando as empresas dos países centrais chegam nos demais países, entram no território e passam a determinar os modos de vida nesse território, então a soberania passa a ser exercida por essas empresas. É isso que temos que combater”, declarou.

Ela fez uma severa crítica sobre o atual modelo de sociedade. “O capital nos faz acreditar que ele é o único soberano, o único deus, o tema central da construção das nossas vidas”. Um exemplo citado pela assessora é a penetração da ideologia dominante na formação das crianças: várias empresas do agronegócio possuem cartilhas educativas utilizadas nas escolas. “Isso é inconstitucional. A educação não pode ser tendenciosa”, sentenciou.

Roberta citou o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que em seu livro “As veias abertas da América Latina”, diz que o capitalismo abre as veias de nossa América para abastecer os EUA de recursos naturais, de energia, de nossas riquezas, nos dando em troca mais endividamento e dependência.

Desafios

Roberta listou alguns desafios das trabalhadoras para a superação desse modelo. O primeiro é fazer o povo acreditar-se como sujeito de direitos, fortalecendo a luta que permita recuperar a dignidade perdida. Também é necessário fortalecer a luta nos territórios, em um sentido amplo: seja no campo, na cidade, na fábrica, na educação.

A partir daí, é necessário pensar como é o projeto de sociedade que se quer construir. “Esse é o projeto popular, que não se constrói de um dia para o outro, mas a partir de anos de acúmulo dos povos em luta nos seus territórios”, finalizou Roberta.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro