MAB entrega mais de 10 mil litros de água, aos atingidos pela seca no Rio Madeira, em Rondônia

Campanha #ÁguaParaAVida, realizada em parceria com MPT, visa mitigar impactos da seca no estado

Famílias estão sem acesso a fontes de água limpa nas comunidades ribeirinhas de Porto Velho. Foto: Arquivo MAB

Na última sexta-feira (20), o Movimento dos Atingidos (MAB) deu início à entrega de água potável em Porto Velho (RO), para as comunidades atingidas pela seca que se intensificou no estado. A água foi arrecadada na 1ª etapa da campanha #ÁguaParaAVida junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em Rondônia. Em julho e agosto, o Rio Madeira bateu níveis mínimos nunca registrados em quase 60 anos neste período do ano, deixando ribeirinhos sem acesso à água. Em um trecho a cerca de 80 quilômetros de Porto Velho, o rio praticamente desapareceu e onde havia água seu nível chegou a marcar 25 centímetros na última semana.

Em algumas comunidades, a população precisa percorrer mais de uma hora de barco para ter acesso à água potável. Com a seca extrema do Rio Madeira, o trajeto pode se tornar ainda mais desafiador. Por conta da estiagem, os igarapés também estão secando e os peixes morrendo sem oxigênio.

Para apoiar a população que está em situação de insegurança hídrica, ao todo, foram distribuídos 840 fardos, totalizando 10.080 litros de água potável nas comunidades Nova Aliança, Itacoã, Aliança e Ramal do Jacu. Cada pessoa recebeu três fardos (contendo 6 garrafas de 2 litros).

“Minha família tem 5 pessoas e ter recebido essa água da campanha vai nos ajudar muito nesse momento de dificuldade. Somos gratos ao MAB por essa conquista”, afirmou Elizangela Braga, moradora de Itacoã, que recebeu 15 fardos de água potável. 

A distribuição aconteceu após um processo de planejamento, levantamento de dados e acompanhamento das comunidades em que o MAB está atuando desde junho de 2024, quando teve início a seca. Segundo a coordenação do Movimento, as ações devem ser ampliadas para todas as comunidades atingidas com o seguimento da campanha e a campanha Salve a Amazônia.

Como ajudar

Os Pontos de arrecadação em Porto Velho, das 7h30 às 15h, estão nas seguintes instituições: Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/RO-AC), Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Seção da Justiça Federal (SJF-RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO). 

A campanha conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o MPF-RO, TRE-RO, TJ-RO, TRT-RO/AC, SJF-RO, DPE-RO, UNIR, PRF-RO, OAB-RO, Auto Clube RO e Fiocruz.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/09/2024 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Salve a Amazônia | Apoie a campanha emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas atingidas pela seca na Amazônia

Seca severa compromete o abastecimento de água e alimentos em grandes cidades e comunidades em toda a região amazônica

| Publicado 26/09/2024 por Roberta Brandão / MAB

MPF, MPT e DPU lançam recomendações para ação do poder público no enfrentamento da seca em Rondônia

Os órgão públicos, auxiliados pelo MAB, listaram quais ações são urgentes para atender necessidades de pessoas atingidas pela seca na Amazônia

| Publicado 06/09/2024 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

No Dia da Amazônia, MAB promoveu jornada de lutas em defesa de populações atingidas pela crise climática

Movimento também lançou um manifesto em Defesa da Amazônia e uma campanha emergencial para apoiar a distribuição de água potável para as populações afetadas pela seca na região