+ SUS
Documento
Metadados
Título da Arpillera
+ SUS
Descrição
Esta peça representa a luta pelo direito à saúde dos atingidos e atingidas pelo crime da Samarco, Vale e BHP. As bonecas Abayomi representam as mulheres atingidas da comunidade cercadas por seus modos de vida, a pesca e o artesanato. A esteira de palha representa o artesanato, e a mancha de lama a contaminação do pescado consumido e comercializado pelas pessoas da comunidade. Ao centro, o bordado “+ SUS” e um posto de saúde representam as dificuldades de acesso da comunidade à serviços de saúde e a necessidade de maior investimento. O símbolo do MAB foi bordado para representar o movimento.
Eixo - Tema
Data
maio 12, 2021
Autoras
Mulheres atingidas das comunidades de São Miguel e Ilha Preta - São Mateus/ES e estudantes do Ceunes-UFES
Cartinha
"A saúde foi muito impactada, nossas comunidades convivem com a água contaminada desde o crime. As empresas não querem reconhecer os danos na saúde porque sabem do tamanho do problema e que ainda vai afetar várias gerações, nossos filhos e netos.
Esta peça representa a nossa luta pela saúde e pelo SUS, e também os modos de vida da nossa comunidade de São Miguel como o artesanato e a pesca.
Do rio ao mar, não vão nos calar!"
Fotógrafo/a
Juliana Nicoli
Localização
Secretaria Estadual do MAB no Espírito Santo (Vitória - ES)
Dimensões
61x40cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
MAB e UFFS promovem seminário regional com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho
Seminário faz parte de programação de projeto focado em saúde popular que abrange os municípios de Erechim, Aratiba, Mariano Moro, Marcelino Ramos e Machadinho
Comunidades denunciam exclusão da população ribeirinha do licenciamento ambiental da UHE Tabajara
Em conjunto com as comunidades de Calama e Demarcação, distritos de Porto Velho localizados às margens dos rios Madeira e Machado, o Movimento exige a inclusão dos atingidos no Estudo de Impactos Ambientais do empreendimento
El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA
El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.
