Em Rondônia Frente Brasil Popular lança Plataforma de Emergência com medidas de enfrentamento para crise causada pelo Covid-19 no estado, fruto da construção entre movimentos sociais, sindicatos e organizações populares
Publicado 28/04/2020 - Atualizado 04/06/2020
A Frente Brasil Popular em Rondônia lançou no ultimo dia (23), a Plataforma Estadual de Emergência, com 35 medidas que irão amenizar os impactos sociais e econômicos à população rondoniense, em especial às famílias de baixa renda, diante da atual crise sanitária causada pelo Covid-19. O documento, assinado por diversas entidades sociais e sindicais de Rondônia será apresentado oficialmente ao Governo do Estado e às 52 Prefeituras Municipais.
Espera-se que as propostas sejam analisadas e colocadas em prática o mais breve possível, visto que as ações do Poder Público apresentadas até o momento não estão sendo suficientes e apropriadas para atender às reais necessidades da população.
As medidas têm como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e priorizam o atendimento e proteção da saúde dos cidadãos. Para isso, as propostas foram divididas por áreas, sendo elas: saúde, trabalho, assistência social, proteção aos mais vulneráveis, educação e campo.
Entre as propostas estão incluidas medidas ja adotadas por outros estados, como isenção da tarifa de água, tabelamento do preço do gás de cozinha que em regiões do estado chegam a R$ 100 reais e a isenção da tarifa de energia aos consumidores inscritos na tarifa social, bem como a não cobrança do ICMS sobre as demais.
Para o conjunto de organizações que compõe a Frente Brasil Popular, todos os esforços devem ser adotados para assegurar renda e recursos aos trabalhadores informais, aos desempregados e para aqueles que continuam atuando e colocando suas vidas em risco para garantir que os serviços essenciais continuem a serem prestados.