MAB defende que Eletrobras continue pública, em audiência na ALERJ
Foto: Julia Passos / ALERJ Na manhã desta sexta-feira (13), o MAB participou da audiência pública “Os riscos de privatização da Eletrobras para o estado do Rio de Janeiro” realizada […]
Publicado 13/09/2019
Foto: Julia Passos / ALERJ
Na manhã desta sexta-feira (13), o MAB participou da audiência pública “Os riscos de privatização da Eletrobras para o estado do Rio de Janeiro” realizada na ALERJ, Assembleia Legislativa do estado. O objetivo do evento foi a denúncia das medidas do governo federal, que pretende apresentar um projeto de lei para privatizar a Eletrobras e suas subsidiárias. Na cidade do Rio de Janeiro, estão as sedes de Furnas, Eletronuclear, Cepel e Eletrobras.
A audiência contou com a participação, além dos parlamentares, de membros da sociedade civil, sindicatos e movimentos populares. Andréia Livi, da coordenação estadual do MAB, representou o movimento e explicou porque o MAB está junto com os trabalhadores da empresa em defesa dos direitos e no combate à privatização da empresa.
Defendemos a Eletrobras porque é a maior empresa do setor no país e vende a energia cinco vezes mais barata do que as empresas privadas que querem comprá-la”, afirmou a representante do MAB.
Para Andreia, a estatal é patrimônio do povo brasileiro, já que ao longo dos 50 anos de existência a população pagou seus custos nas tarifas. “Estamos em defesa da Eletrobras porque vende-la significa vender os rios do Brasil, seria um ataque violento a nossa soberania, vai aumentar o preço da luz na conta do povo, o que não concordamos”, diz Andréia do púlpito da plenária.
Atingidos da região do Vale do Guapiaçu estiveram presente na audiência em apoio à luta, e aproveitaram a ocasião para reforçar que as privatizações são danosas para o Brasil e para a sociedade, exemplificando os crimes da Vale em Minas Gerais.