Famílias do MAB são beneficiadas com construção de açudes no Alto Uruguai

No início deste mês de agosto, 19 famílias organizadas no Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) atingidas pela barragem de Itá nos municípios de Aratiba e Mariano Moro, no Alto […]

No início deste mês de agosto, 19 famílias organizadas no Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) atingidas pela barragem de Itá nos municípios de Aratiba e Mariano Moro, no Alto Uruguai Gaúcho, foram beneficiadas com a construção de açudes para usos múltiplos, como irrigação e piscicultura. 


Foto: Rafaella Dellagostin.

Essa conquista é resultado da luta das famílias atingidas por barragens do Rio Grande do Sul, que realizaram uma audiência na já extinta Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, em 14 de março de 2016, Dia Internacional de Luta Contra as Barragens. Nesta ocasião, foram entregues as pautas dos atingidos do estado, dentre elas a reivindicação da construção de açudes para as famílias atingidas a partir do Fundo de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, oriundo dos royalties das barragens produtoras de energia. 

Para Grasieli  Berticelli, da coordenação estadual do MAB no RS, a concretização desta conquista “é muito importante para o Movimento e para as famílias, num contexto nacional de retirada de direitos, de retrocessos para a população do campo, que vem sofrendo as políticas econômicas implementadas pelo governo”.

A coordenadora disse ainda que o MAB vem desenvolvendo um diálogo com o governo do Estado no sentido de “efetivar as políticas de direitos que já existem no Estado, tanto de desenvolvimento das áreas que já foram atingidas por empreendimentos hidrelétricos, quanto das áreas das populações que estão sendo ameaçadas por novos projetos, reivindicando que as riquezas produzidas pelas barragens sirvam ao povo brasileiro, e destinando os valores provenientes da Compensação Financeira por Uso de Recursos Hídricos (CFURH) para reparação dos passivos que são deixados pelas barragens e para o desenvolvimento do povo.

Oito municípios foram indicados pelo MAB como beneficiários do programa, sendo estes Alecrim, Aratiba, Mariano Moro, Erechim, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão, Benjamim Constant do Sul.

Em Aratiba, será realizado um ato de inauguração dos açudes, de caráter popular, afirmando esta conquista de todos os atingidos e atingidas. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/08/2019

Margaridas brotam em Brasília