Nota de pesar pelo falecimento do Padre Ernesto de Freitas Barcelos
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu imenso pesar pela passagem do Padre Ernesto, integrante missionário do clero da Diocese de ItabiraCoronel Fabriciano, cujo território está situado na […]
Publicado 27/07/2019
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu imenso pesar pela passagem do Padre Ernesto, integrante missionário do clero da Diocese de ItabiraCoronel Fabriciano, cujo território está situado na bacia do rio Doce. Ele faleceu hoje (27), aos 63 anos, em Pitangui, sua cidade natal.
Sacerdote desde 1985, Ernesto era um consagrado com incansável compromisso com todas as iniciativas de organização popular e defesa da vida e dos direitos humanos, desde a construção das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) até o apoio fundamental na formação de inúmeros sindicatos, associações e diferentes iniciativas de resistência contra todas as forças que ameaçam a dignidade humana, no campo e na cidade. Deixa em seus companheiros e companheiras de caminhada uma imensa saudade, mas também um exemplo de alegria e coerência de um profeta que colocou seu sacerdócio verdadeiramente à serviço do povo.
Nos últimos meses, estava vivendo seu ano sabático, tempo de descanso e recolhimento. Mas, seu descanso era no meio do povo, viajando constantemente, participando dos cursos, das romarias, das lutas por direitos, incluindo o planejamento do avanço da luta dos atingidos e atingidas pelos crimes da mineração da bacia do rio Doce.
Sua passagem nos animará ainda mais na continuidade desta luta. Cada atingido e atingida traduzirá em sua luta diária a homenagem permanente e a alegria de ter convivido com este lutador.
Padre Ernesto vive, na luta do povo!