POCE faz planos de luta por um Brasil soberano

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCE) junto aos petroleiros, durante assembleia dos trabalhadores petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, definiram na manhã desta […]

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCE) junto aos petroleiros, durante assembleia dos trabalhadores petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, definiram na manhã desta segunda-feira (28) uma agenda de lutas para acumular força em apoio à greve nacional dos caminhoneiros.


Foto: Thaís Mota/ Sindipetro/ MG .


Durante a assembleia, foi realizado um bate-papo com os trabalhadores que, por unanimidade, decretaram greve geral dos petroleiros na refinaria a partir de quarta-feira (30). Além de darem início a um acampamento permanente em frente à REGAP.

 O acampamento terá força com a brigada de agitação e propaganda “Marielle Franco” que está atuando na capital mineira desde o dia 19 de maio. A brigada é composta por movimentos sociais como Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Sem Terra, Levante Popular da Juventude e Movimento das trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos.

Audiência Publica

Na quarta-feira (30) será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14h30, para debater e fazer uma análise com os sindicatos tanto dos petroleiros, quanto dos caminhoneiros autônomos, da atual conjuntura e a força da greve das categorias no Brasil.

“Estamos pautando um plano de lutas neste momento em que as massas estão inflamadas e começam a enxergar as contradições desse governo ilegítimo que atua o golpe dado em 2016. É hora de unificar e derrubarmos este governo. A POCE se reuniu neste fim de semana para planejar e propor aos trabalhadores esta agenda de lutas”, comenta representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Mobilização de massa

 Nesta sexta-feira (01), um ato unificado em apoio aos grevistas acontecerá em frente a portaria principal da REGAP, em Betim. Os jovens organizados no Levante Popular da Juventude realizam o Encontro da Juventude em Defesa da Petrobrás e se somam ao ato com junto com o Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SindUte) e os petroleiros em greve.

“As centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estão se reunindo hoje para pensar outras intervenções e estratégias de luta. Nós vamos chegar as massas unificando as pautas para um Brasil soberano, pela defesa do petróleo, contra as privatizações e em defesa do povo trabalhador”, conclui representante. 

Metroviários entram em greve

Em Belo Horizonte, os metroviários decretaram greve desde esta segunda-feira (28). Durante a assembleia  200 trabalhadores, decretaram paralização das linhas reivindicando a retomada das negociações  salariais referentes às datas bases de 2017/18 e 2018/19.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/05/2018

Não nos calarão