Ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi realizam ato ecumênico
Mais de 300 ribeirinhos, brasileiros e argentinos se reuniram na celebração No ultimo sábado (10/03) os ameaçados pelas barragens binacionais de Garabi e Panambi realizaram em Porto Mauá-RS um ato […]
Publicado 12/03/2018
Mais de 300 ribeirinhos, brasileiros e argentinos se reuniram na celebração
No ultimo sábado (10/03) os ameaçados pelas barragens binacionais de Garabi e Panambi realizaram em Porto Mauá-RS um ato econômico binacional Em defesa dos Rios Livres, que marcam a Jornada de Lutas do MAB no mês de março. O ato ocorreu em parceira com a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com a Diocese de Santo Ângelo e a Igreja Evangélica del Rio de la Plata.
Estiveram presentes mais de 300 pessoas, na sua maioria os ribeirinhos brasileiros e argentinos ameaçados pelas barragens binacionais, como também apoiadores da luta do MAB, religiosos e também atingidos pela barragem de Itá reassentados em regiões próximas de Porto Mauá. Foi um momento que uniu fé e a resistência do povo contra as barragens. Durante o ato foi resgatado a história de luta da região e as vitórias que a organização do povo ocasionou.
Para Laís Tonatto, militante do MAB, o ato ecumênico foi um ato político que mostra a capacidade de organização contra as barragens: Foi um momento de rezar, de reencontrar e conhecer novos companheiros, mas também de mostrar pra toda a região que estamos atentos e organizados contra as barragens. Estiveram presentes pessoas que já foram atingidos e que partilharam a experiência de luta contra as violações de direitos que as barragens promovem, e isso motivou a todos a permanecerem firmes na luta, ressaltou.
FAMA
Durante o ato também foi apresentando a situação atual do projeto de Garabi e Panambi, que temporariamente está suspenso devido a luta dos ameaçados e a uma liminar judicial, mas que os interessados pelo projeto vem movendo diversas ações para a sua retomada. Também foi discutido sobre as lutas nacionais que estarão acontecendo no próximo período, como FAMA Fórum Alternativo Mundial da Água, de 17 a 22 de março em Brasília e Congresso do Povo.