Ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi realizam ato ecumênico

Mais de 300 ribeirinhos, brasileiros e argentinos se reuniram na celebração No ultimo sábado (10/03) os ameaçados pelas barragens binacionais de Garabi e Panambi realizaram em Porto Mauá-RS um ato […]

Mais de 300 ribeirinhos, brasileiros e argentinos se reuniram na celebração

No ultimo sábado (10/03) os ameaçados pelas barragens binacionais de Garabi e Panambi realizaram em Porto Mauá-RS um ato econômico binacional “Em defesa dos Rios Livres”, que marcam a Jornada de Lutas do MAB no mês de março.  O ato ocorreu em parceira com a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com a Diocese de Santo Ângelo e a Igreja Evangélica del Rio de la Plata.

Estiveram presentes mais de 300 pessoas, na sua maioria os ribeirinhos brasileiros e argentinos ameaçados pelas barragens binacionais, como também apoiadores da luta do MAB, religiosos e também atingidos pela barragem de Itá reassentados em regiões próximas de Porto Mauá.  Foi um momento que uniu fé e a resistência do povo contra as barragens. Durante o ato foi resgatado a história de luta da região e as vitórias que a organização do povo ocasionou.

Para Laís Tonatto, militante do MAB, o ato ecumênico foi um ato político que mostra a capacidade de organização contra as barragens: “Foi um momento de rezar, de reencontrar e conhecer novos companheiros, mas também de mostrar pra toda a região que estamos atentos e organizados contra as barragens. Estiveram presentes pessoas que já foram atingidos e que partilharam a experiência de luta contra as violações de direitos que as barragens promovem, e isso motivou a todos a permanecerem firmes na luta”, ressaltou. 

FAMA

Durante o ato também foi apresentando a situação atual do projeto de Garabi e Panambi, que temporariamente está suspenso devido a luta dos ameaçados e a uma liminar judicial, mas que os interessados pelo projeto vem movendo diversas ações para a sua retomada. Também foi discutido sobre as lutas nacionais que estarão acontecendo no próximo período, como FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água, de 17 a 22 de março em Brasília e Congresso do Povo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro