MAB lança cartaz do 8º Encontro Nacional

Cartaz sintetiza objetivos do evento, que ocorrerá entre os dias 1 e 5 de outubro no Rio de Janeiro Há três meses de reunir quatro mil pessoas no Rio de […]

Cartaz sintetiza objetivos do evento, que ocorrerá entre os dias 1 e 5 de outubro no Rio de Janeiro


Há três meses de reunir quatro mil pessoas no Rio de Janeiro, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lança o cartaz do seu 8º Encontro Nacional. O objetivo é reunir na ilustração os principais elementos que serão discutidos entre os dias 1 e 5 de outubro.

Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o cartaz simboliza a principal pauta do Movimento construída ao longo dos últimos anos: o projeto energético popular.

De acordo com a integrante da coordenação nacional do MAB, Neudicléia de Oliveira, o cartaz também contém elementos estéticos da Revolução Russa, que este ano completa 100 anos. “Tentamos agregar traços dos famosos pôsteres soviéticos, que eram essenciais para a agitação e propaganda da revolução”, afirma.

Para a liderança, houve um esforço coletivo para tentar sintetizar a mensagem do Encontro. “Classe trabalhadora do campo e da cidade, homens e mulheres, brancos e negros, unidos para assegurar que a riqueza energética seja utilizada para beneficiar o povo brasileiro”, explica.

O MAB escolheu a capital fluminense por sua importância estratégia na área da energia. Na cidade está localizada grande parte do pré-sal, uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Além disso, o Rio de Janeiro abriga a sede da Petrobrás e Eletrobrás, estatais de petróleo e eletricidade, respectivamente.

Para além da população atingida por barragem de diversos estados brasileiros, o evento contará com a presença de organizações parceiras, como a Plataforma Operária e Camponesa da Energia, Via Campesina, Central Única dos Trabalhadores, Movimiento de los Afectados por Represas (MAR), entre outros.

Para o evento, o MAB também lançará a cartilha de preparação do Encontro Nacional, com as principais pautas para estudo de seus militantes. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro