No CE, atingidos realizam ato de lançamento do 8º Encontro Nacional do MAB
Aconteceu neste sabádo (17) em Caucaia, no Ceará, o ato de Lançamento Estadual do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens. O ato faz parte da programação do […]
Publicado 18/12/2016
Aconteceu neste sabádo (17) em Caucaia, no Ceará, o ato de Lançamento Estadual do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.
O ato faz parte da programação do Encontro da Coordenação Estadual do Movimento e conta com a participação de mais de 50 atingidos e cerca de 20 organizações aliadas e parceiras, entre elas movimentos sociais, sindicatos, federações, centrais sindicais e partidos políticos. Também estão presentes parlamentares, professores e amigos do MAB.
O lançamento marca o início da preparação do Ceará rumo ao 8º Encontro Nacional e reafirma a aliança dos atingidos com diversas categorias e organizações da classe trabalhadora.
O início da noite foi marcado com a criatividade e ousadia da juventude atingida, que trouxeram na mística de abertura a importância de processos revolucionários construídos pelos trabalhadores na história, como a Revolução Russa, que completa 100 anos no mesmo período de realização do nosso 8º Encontro.
Após a mística, ocorreu um conjunto de falas de saudações das organizações presentes. Em todas as explanações foi colocado a centralidade da unidade das forças progressistas no enfrentamento ao cenário conjuntural. A programação da noite segue com atividades culturais e animação.
Durante todo o dia de hoje, os atingidos e atingidas debateram e planejaram os passos na preparação do Encontro Nacional nas regiões. Ideias de animação, mística, articulações políticas e financeiras foram o principal mote das discussões.
O 8º Encontro Nacional do MAB ocorrerá em Outubro de 2017 e pretende reunir mais de 5 mil atingidos e atingidas no Rio de Janeiro. A realização do encontro cumpre um importante papel na atual conjuntura, pretendendo denunciar os retrocessos, principalmente na questão da energia e os ataques antinacionais contra a Petrobrás e a entrega do pré-sal, além de se propor a trazer a mística e o debate do socialismo, ao relembrarmos a importância política dos 100 anos da experiência mais formidável de confronto a ordem capitalista, que é a Revolução Russa.