No CE, atingidos realizam ato de lançamento do 8º Encontro Nacional do MAB

Aconteceu neste sabádo (17) em Caucaia, no Ceará, o ato de Lançamento Estadual do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens. O ato faz parte da programação do […]

Aconteceu neste sabádo (17) em Caucaia, no Ceará, o ato de Lançamento Estadual do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.

O ato faz parte da programação do Encontro da Coordenação Estadual do Movimento e conta com a participação de mais de 50 atingidos e cerca de 20 organizações aliadas e parceiras, entre elas movimentos sociais, sindicatos, federações, centrais sindicais e partidos políticos. Também estão presentes parlamentares, professores e amigos do MAB.

O lançamento marca o início da preparação do Ceará rumo ao 8º Encontro Nacional e reafirma a aliança dos atingidos com diversas categorias e organizações da classe trabalhadora.

O início da noite foi marcado com a criatividade e ousadia da juventude atingida, que trouxeram na mística de abertura a importância de processos revolucionários construídos pelos trabalhadores na história, como a Revolução Russa, que completa 100 anos no mesmo período de realização do nosso 8º Encontro.

Após a mística, ocorreu um conjunto de falas de saudações das organizações presentes. Em todas as explanações foi colocado a centralidade da unidade das forças progressistas no enfrentamento ao cenário conjuntural. A programação da noite segue com atividades culturais e animação.

Durante todo o dia de hoje, os atingidos e atingidas debateram e planejaram os passos na preparação do Encontro Nacional nas regiões. Ideias de animação, mística, articulações políticas e financeiras foram o principal mote das discussões.

O 8º Encontro Nacional do MAB ocorrerá em Outubro de 2017 e pretende reunir mais de 5 mil atingidos e atingidas no Rio de Janeiro. A realização do encontro cumpre um importante papel na atual conjuntura, pretendendo denunciar os retrocessos, principalmente na questão da energia e os ataques antinacionais contra a Petrobrás e a entrega do pré-sal, além de se propor a trazer a mística e o debate do socialismo, ao relembrarmos a importância política dos 100 anos da experiência mais formidável de confronto a ordem capitalista, que é a Revolução Russa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro