Via Campesina se manifesta pela saída de Temer

Nessa quinta-feira (9), a Via Campesina, que reúne diversos movimentos populares do campo, lançou um manifesto contra o governo do presidente interino Michel Temer. O documento elenca as ameaças aos […]

Nessa quinta-feira (9), a Via Campesina, que reúne diversos movimentos populares do campo, lançou um manifesto contra o governo do presidente interino Michel Temer. O documento elenca as ameaças aos direitos da classe trabalhadora, que os projetos de Temer pretendem concretizar.

 

Confira abaixo texto na íntegra:

 
TEMER AMEAÇA NOSSOS DIREITOS

1. DESPREZO PELOS PEQUENOS AGRICULTORES – MDA FOI EXTINTO: Fechou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que atendia os pequenos agricultores.

2. APOSENTADORIA RURAL: Aposentadoria vai passar para 65 anos, para mulheres e homens. A aposentadoria vai valer menos que o salário mínimo, é a volta ao passado.

3. PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA: Corte de subsídios para energia e liberação de tarifas – a luz vai ficar mais cara.

4. MORADIAS: Fim do projeto das casas – Minha Casa, Minha Vida. Vai tirar os subsídios do programa. Quem quiser casa vai ter que pagar.

5. FINANCIAMENTOS: Os Pequenos não vão mais poder acessar financiamento. E os poucos que puderem acessar os financiamentos, os juros serão muito mais caros.

6. SAÚDE: Redução dos gastos com Saúde. Querem terminar com o atendimento gratuito da Saúde. Fechar as Farmácias Populares e o SAMU. Querem acabar com o SUS e terminar com o Programa “MAIS MÉDICOS”.

7. EDUCAÇÃO: Redução dos gastos com a Educação. Terminar com o PROUNI, FIES e com filhos/as de pobres nas Universidades.

8. BOLSA FAMÍLIA: Irão diminuir os contemplados com programa Bolsa Família.

9. PASSAGENS DE ÔNIBUS: Ficarão mais caras, pois vão liberar as tarifas e encher as estradas de pedágios.

10. ENTREGA DO PRÉ-SAL: Entregarão o Pré-Sal para os estrangeiros. Irão privatizar a Petrobrás. E com Pré-Sal privatizado não irão destinar dinheiro nem para Saúde muito menos para Educação.

11. MULHERES: o conjunto dos Ministérios do governo ilegítimo de Michel Temer não tem uma mulher sequer no primeiro escalão do governo, deixando em evidência sua face machista, misógina e sexista.

VENDILHÕES DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Ministros do Temer falam em vender o que for possível. Os vendilhões querem vender os bens do povo brasileiro como a Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás, Banco do Brasil, Correios, Estradas, etc.

Por isto, a VIA CAMPESINA defende o “FORA TEMER”.

Além do mais, o governo ilegítimo tem sete ministros envolvidos na Lava-Jato. O líder da Câmara dos Deputados é aliado de Eduardo Cunha que é o maior corrupto do Brasil, que tem contas na Suíça e manda e desmanda no Governo Temer.

FORA TEMER
NENHUM DIREITO A MENOS

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro