NOTA | Informe sobre o auxílio emergencial na Bacia do Paraopeba
Mesmo com decisão judicial favorável aos atingidos, Vale tenta postergar pagamento do auxílio emergencial e questiona valores
Publicado 21/11/2025 - Actualizado 24/11/2025

Segue válida a decisão judicial que determina o pagamento do auxílio emergencial e depósito da 1ª parcela pela Vale, para os atingidos e atingidas da Bacia do Paraopeba (MG).
No entanto, a mineradora tenta adiar o pagamento e questiona os valores. Na 2ª instância, recorre contra a decisão do desembargador André Leite Praça, que reconheceu danos continuados e direito das pessoas atingidas à aplicação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e ao auxílio emergencial.
A Prefeitura de Brumadinho reforça situação de vulnerabilidade das pessoas atingidas e aplicação da PNAB, denunciando a tentativa da Vale de confundir atingidos sobre o direito, pedindo bloqueio de contas da empresa, caso não pague.
Na próxima terça-feira (25), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgará resultados prévios dos estudos sobre danos e a identificação das pessoas atingidas.
Para saber mais detalhes, leia o Comunicado do MAB e ouça o informe a seguir:
Bacia do Paraopeba, 19/11/2025.
É tempo de avançar, por soberania popular e reparação integral!
Jornada de Lutas 10 anos de Mariana e 7 anos de Brumadinho
