UFRJ e Plataforma Operária e Camponesa realizam segunda etapa do curso de Energia
6ª turma do curso “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo” retoma estudos no Rio de Janeiro
Publicado 15/10/2025

Com a inclusão de 10 novos educandos – resultado do processo de articulação realizado com as organizações da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE) –, a segunda etapa do curso de extensão e especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo” retornou com 46 participantes, representando 15 organizações de oito países.
Integraram-se à turma trabalhadores e militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento Camponês Popular (MCP), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), além de companheiros de Moçambique e Cuba.


Foto: Klézi Martins / MAB

Foto: Matheus Bragança / MCP

Foto: Joyce Silva / MAB

Foto: Joyce Silva / MAB

Realizada de 14 a 25 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro, a etapa aprofundou o estudo de temas como imperialismo, energia, questão ambiental e Estado. As aulas foram ministradas pelos professores Dorival Gonçalves, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Alberto Bonnet, da Universidad de Buenos Aires (UBA); Luiz Felipe Osório, Ely Xavier, Luiza Oliveira, Darlan Montenegro e Flávia Vieira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Durante o período, a programação contemplou aulas expositivas, momentos dedicados à leitura e a elaboração de sínteses, organizadas em grupos que homenageavam lutadores históricos como Karl Marx, Che Guevara, Tereza de Benguela, Lélia González e Amílcar Cabral.
A programação também proporcionou momentos lúdicos e recreativos, como atividades físicas, dança, partidas de futebol e sessão de cinema, que favoreceram a integração entre os militantes. Assim como as noites culturais, repletas de alegria, arte e cultura.
Dentre as atividades, foram realizadas plenárias para conhecer um pouco mais sobre a história e luta das organizações que compõem a 6ª turma, iniciando com o MPA, o Movimento pela Defesa do Acesso à Água, Terra e Proteção Ambiental (Modatima) do Chile, o Conselho dos Povos Maia (CPO) da Guatemala, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis e Região (Sinergia) e a CNM.
Sobre o curso

A especialização em “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo” é idealizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base nas lutas sociais e nas experiências de formação e assessoria técnica construídas coletivamente desde os anos 1990, o curso de Energia teve início em 2008 e completará 17 anos em 2025.
O curso se destaca pela integração entre movimentos sociais e populares do campo e da cidade, Além de organizações de trabalhadoras e trabalhadores que se articulam na produção de conhecimento sobre a realidade.
A partir das lutas em seus territórios, essas organizações, em diálogo com a academia, constroem saberes críticos. Trata-se, portanto, de uma ferramenta política voltada à formação e qualificação de militantes, fortalecendo sua atuação nos processos de transformação social.
