30º Grito dos Excluídos e Excluídas acontece no próximo 7 de setembro

“Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?” é o lema da atual edição do ato, que acontece tradicionalmente na semana da Pátria

Primeira edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas foi em 1995. Foto: divulgação

Em 2024, o Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos de existência e resistência. Fruto da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre 1993-1994, o Grito emergiu como espaço de articulação popular por direitos e Vida em Primeiro Lugar e de denúncia das desigualdades históricas, causadas pelo sistema capitalista que exclui, degrada e mata. A coletiva nacional de imprensa do Grito acontece hoje, 3 de setembro, a partir das 11h (horário de Brasília), virtualmente, com transmissão ao vivo na página, no canal do Grito e nas mídias de entidades parceiras.

Com a participação de uma rede de articuladores e articuladoras em todo o Brasil, o Grito também anuncia e propõe a construção de um novo projeto de sociedade, que tem como grande desafio passar de um modelo de exploração, que visa tirar o máximo de lucro da natureza e da força humana, a um novo modelo de cuidado, preservação e cultivo da vida. É o que o lema de 2024 ressalta: “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.

Para Daiane Hohn, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, a articulação com as organizações sociais e organismos da igreja tem sido fundamental nesses 30 anos do Grito. “O MAB se soma nessa iniciativa denunciando as injustiças do sistema capitalista e apontando um projeto popular para os povos com soberania e participação popular. Nesse ano, em especial, vamos denunciar as consequências da crise climática sobre as populações mais vulneráveis”, destaca.

Coletiva nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas 2024

Para discutir e apresentar a realidade e as lutas sobretudo dos setores excluídos das cinco regiões do país, a coletiva de imprensa terá os/as seguintes participantes:  
Moderação: 
Frei Zeca – Articulador Grito dos Excluídos e Excluídas (MT)
Mesa: 
Dom Valdeci Santos Mendes – Comissão Sociotransformadora da CNBB
Alessandra Miranda – Coordenação Nacional do Grito
Convidados e convidadas:
Eliomar Osias Rezende Sarmento – Povo Tukano, coordenação executiva da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas/APIAM
Região Norte:  contexto da violência contra os povos indígenas, contra o povo das águas e da floresta, o avanço das mudanças climáticas – desmatamento, a seca -, o avanço da grilagem e o agronegócio.
Luciano Silva Galeno – Comissão Pastoral dos Pescadores (PI)
Região Nordeste: contexto das violências contra os povos das águas, pescadores, marisqueiras, povo ribeirinho. O avanço do modelo de ‘energia limpa’, ou seja, as eólicas sobre os territórios, comunidades.
Lenora Rodrigues – Coord. Reg. Maranhão e da Articulação das Comissões Pastorais da Terra (CPTs) do Cerrado 
Centro Oeste: contexto do avanço do agronegócio, violência contra os povos, a destruição do cerrado (MATOPIBA), a situação da exploração do trabalho análogo a escravidão.
Maria Aparecida Mattos – União de Movimentos de Moradia Popular e Central de Movimentos Populares (CMP)
Andreia Amelia Ferreira – Movimento Mães do Cárcere
De egressos ou sobreviventes do cárcere. 
Sudeste:  contexto das violências urbanas, os despejos, a falta de moradia (porta de entrada para os direitos), a situação da população em situação de rua, das pessoas que saem do cárcere.
Ilisiane Vida – Atingida pelas enchentes em Porto Alegre (RS)
Sul: contexto das enchentes, mudanças climáticas, o descaso dos governos fascistas, as mudanças das legislações que aprofundam os problemas.

Serviço:
Data: 03/09 (terça-feira)
Horário: 11h (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Grito dos Excluídos e Excluídas e entidades parceiras 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Coletiva Nacional do 27º Grito dos(as) Excluídos(as)

No próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 10 horas, acontecerá a coletiva de imprensa do 27º Grito dos(as) Excluídos(as), que, por conta da pandemia, será online, com transmissão simultânea para todo o país

| Publicado 07/09/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB se junta ao Grito dos Excluídos em manifestações por todo o País

Grito dos Excluídos aconteceu durante manifestações Fora Bolsonaro, no feriado do 7 de setembro, denunciando violações de direitos básicos da população

| Publicado 05/09/2024 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Salve a Amazônia | Apoie a campanha emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas atingidas pela seca na Amazônia

Seca severa compromete o abastecimento de água e alimentos em grandes cidades e comunidades em toda a região amazônica