Coletiva Nacional do 27º Grito dos(as) Excluídos(as)

No próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 10 horas, acontecerá a coletiva de imprensa do 27º Grito dos(as) Excluídos(as), que, por conta da pandemia, será online, com transmissão simultânea para todo o país

Esse é o lema da 27ª edição do Grito dos (as) Excluídos (as), que acontece todo ano em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

A escolha do lema anual dessa mobilização popular, realizada por todo o Brasil, sempre dialoga com o tema da CF – Campanha da Fraternidade, da CNBB, com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais.

Neste ano, além da crise sociossanitária imposta pela pandemia mundial da Covid-19, a campanha Fora Bolsonaro terá relevância nesta articulação das pastorais, igrejas e movimentos populares que, entre suas reivindicações históricas, trazem o direito à saúde pública de qualidade e à valorização do SUS (Sistema Único de Saúde); à moradia, à alimentação, ao trabalho, à liberdade de expressão e à democracia.

Em carta conjunta, o Grito dos(as) Excluídos(as) e a Campanha Fora Bolsonaro conclamam a população a dar um basta ao governo genocida que acumula mortes, promove a destruição do meio ambiente e a investida contra os povos indígenas e quilombolas, ameaça a soberania e a democracia. “Juntos por um país verdadeiramente independente, sem genocídio da população pobre, negra e indígena, com justiça social e oportunidades para que o nosso povo volte a sonhar e ter orgulho de ser brasileiro”.

Dia D do Grito

Ainda que o 7 de setembro seja a data que concentra as principais manifestações é importante enfatizar que o Grito dos(das) Excluídos(as) não acontece em apenas um dia, mas é um processo de reflexão que dura o ano todo. Nesse sentido, em 2020, estabeleceu-se o dia 7 de cada mês, antes e depois de setembro, como o Dia D do Grito, já que a exclusão é uma constante durante todo o ano, resultado de um sistema injusto.

Tradicionalmente, no dia 7 de setembro, o Grito dos Excluídos e Excluídas acontece também no Santuário Nacional de Nossa Senhora, em Aparecida (SP), juntamente com a Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, promovida pela Pastoral Operária. Neste ano, em sua 34ª edição, a romaria tem por lema: “Com Maria, rezamos e lutamos por saúde, trabalho e moradia! ”.

Assim como no ano passado, haverá a Missa dos(as) Trabalhadores(as), às 9 horas, que será transmitida pela rádio e TV Aparecida, com presença reduzida de pessoas, por conta da pandemia.

Coletiva de imprensa

No próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 10 horas, acontecerá a coletiva de imprensa do 27º Grito dos(as) Excluídos (as), que será online, com transmissão simultânea para todo o país.

A coletiva contará com a participação de Dom José Valdeci Santos Mendes – bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB; de Cinthia Nicássia, do Despejo Zero de Goiás (GO) e da deputada federal Joenia Wapichana (Rede).

Serão apresentados também vídeos depoimentos de representantes de vários setores/situações de exclusão: população de rua; movimento negro; população LGBTQIA+; violência contra jovens da periferia e Saúde/Manaus (AM), entre outros.

Mediação: Alderon Costa, da Rede Rua e da Coordenação Nacional do Grito dos (as) Excluídos (as).

Serviço:

Data: 26/08 (quinta-feira)

Horário: 10 horas (Horário de Brasília)

Transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube do Grito dos Excluídos (as):

https://www.facebook.com/grito.dosexcluidos

 www.youtube.com/gritodosexcluidos

Mais informações:

Secretaria Nacional

Ari Alberti (11) 99950-3506
Karina Pereira da Silva (11) 99372-3919

Imprensa/Contatos

Ana Valim/SP  (11) 99600-9938

Celton/RR  (95) 99118-1698

Yvie/SP – Baixada Santista (13) 97406-4898

Patrícia Cabral/AM (92) 9424-2089

Frei Zeca/MT (15) 98800-1729

Ana Moraes/DF (61) 8114-8077

Rodolfo/NE (88) 9682-3642

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Movimentos homenageiam Dema, assassinado há 20 anos na Amazônia

Dema foi mais um mártir da luta pelos direitos dos povos do campo e da floresta, na região Norte do Brasil.

| Publicado 07/09/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB se junta ao Grito dos Excluídos em manifestações por todo o País

Grito dos Excluídos aconteceu durante manifestações Fora Bolsonaro, no feriado do 7 de setembro, denunciando violações de direitos básicos da população

| Publicado 26/08/2021 por Coletivo de Comunicação MAB SC

Sete meses após rompimento da barragem da CASAN, em Florianópolis, atingidos se reúnem com Defesa Civil

Rompimento da lagoa de infiltração da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) atingiu 150 pessoas e deixou 75 residências danificadas