Formação de formadores ambientais em Rondônia teve foco em adaptação climática
Formação faz parte do projeto “Justiça Climática para o Povo Amazônico” , que desenvolve ações de adaptação e mitigação, envolvendo as populações atingidas organizadas no MAB
Publicado 19/04/2024 - Atualizado 23/04/2024
Entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2023, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou a Formação Estadual de Formadores Ambientais e Climáticos em Porto Velho (RO) no âmbito do projeto “Justiça Climática para o Povo Amazônico”. O objetivo da formação é reforçar a alfabetização climática e a capacidade organizacional das populações atingidas por barragens para que eles sigam atuando na defesa do direitos à terra, do acesso à energia sustentável e do reflorestamento de ambientes naturais.
Durante o encontro, os participantes debateram o cenário das mudanças climáticas no território e as metas do projeto relacionados ao desenvolvimento sustentável na região. Océlio Muniz, integrante da coordenação do MAB, explica que existem vários projetos produtivos planejados ou já em execução em áreas atingidas no estado, como as iniciativas de beneficiamento de café, fabricação de biojoias, construção de viveiros comunitários, reflorestamento e comercialização de cestas agroecológicas.
O projeto é desenvolvido pelo MAB, em conjunto com a Associação de Defesa dos Direitos das Populações Atingidas e Soberania Energética – ADPASE, sendo subvencionado pela organização HORIZONT3000, com fundos procedentes de Sei So Frei Salzburg, DKA e Ministério Austríaco do Clima (BMK, na sigla em inglês).
Ao todo, 20 lideranças participaram do encontro, que também debateu a conjuntura ambiental da Amazônia e as cheias e as secas na região, como consequência das mudanças climáticas e dos projetos de hidrelétricas.