Jornada de Lutas | MAB avança na implementação da Política de Direitos dos Atingidos

Trâmites para implementação da lei foram iniciados na quinta (14), Dia Internacional de Luta em Defesa dos Rios, contra as Barragens, pela Água e pela Vida

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início, na quinta-feira (14), ao processo de regulamentação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB). O anúncio foi feito na data em que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) celebrou 33 anos de história. A participação dos atingidos no processo de regulamentação da lei será viabilizada através de um Grupo de Trabalho Interministerial do qual o MAB fará parte.

“Queremos avançar na regulamentação da PNAB para termos frutos concretos. Nós vamos cumprir a orientação do presidente Lula de construir uma sociedade mais justa e solidária. Contem com o Ministério de Minas e Energia”, declarou Alexandre da Silveira.

A PNAB, lei sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023, após décadas de luta, é um marco regulatório que define o conceito de atingidos por barragens e elenca os direitos dessas populações que vivem próximas a barragens de rejeitos de mineração e de acumulação de água para hidrelétricas ou abastecimento humano. A lei estabelece indenizações e reparações aos atingidos e pretende coibir a violação sistemática de direitos humanos contra as populações, como o deslocamento forçado, a perda de meios de subsistência e a degradação da saúde coletiva.  

Além do chefe do MME, o ministro Márcio Macedo, chefe da Secretária Geral da Presidência da República, também se comprometeu com a implementação da PNAB. “Colocamos a Secretária Geral à disposição para, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, trabalhar para a regulamentação da Política e estudar a viabilidade da criação de um Fundo que subsidie a execução da lei”, afirmou. Para conhecer em profundidade dos atingidos, o ministro está organizando visitas a territórios afetados por grandes crimes ambientais, como a Bacia do Rio Doce (MG) e Maceió (AL).


A regulamentação da PNAB com participação dos atingidos também foi debatida no Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Em reunião com os atingidos, o ministro Valdez Goes reforçou o compromisso da pasta em dialogar com o MAB e afirmou que irá atender as reivindicações que têm sido apresentadas a partir da criação do Grupo de Trabalho. “Vamos oficializar isso a partir de uma portaria, que já tem uma minuta em um ato oficial. isso [participação] é um compromisso do governo Lula. Nosso ministério estará sempre de portas abertas para o Movimento”, destacou.

Na avaliação da MAB, as reuniões nos ministérios foram um importante passo na implementação da PNAB e simbolizam o compromisso do governo com a pauta. “Vamos seguir nesse trabalho e diálogo para que a participação seja de fato garantida para qualificar a conquista da PNAB. Precisamos seguir mobilizados em todo Brasil em torno da implementação para que a lei já seja executada em casos que estão em curso no país como Maceió (AL) e o Vale do Taquari (RS)”, pontua Ivanei Costa, integrante da coordenação nacional do MAB.

Transição Energética

Leia também
Veredas Sol e Lares traz avanço inédito na construção de modelo energético popular

Durante o encontro, o Ministro de Minas e Energia também se comprometeu a fazer a inauguração oficial da Usina Flutuante Fotovoltaica – Veredas Sol e Lares, instalada no Vale do Jequitinhonha (MG). Alexandre apresentará, no encontro preparatório do G20, o projeto de desenvolvimento social e energético elaborado pelos atingidos e afirmou que irá incentivar e promover projetos de energia com participação popular como este em outras regiões do país.

Atos pelo Brasil

Protesto na sede da Vale em Mariana (MG) e na Equatorial Energia em Teresina (PI). Fotos: Arquivo MAB

Integrando a Jornada de Lutas do MAB, na manhã de ontem (14), cerca de 80 pessoas bloquearam o acesso às mineradoras Vale e Samarco, na cidade de Mariana (MG), em protesto contra a empresa. Os atingidos pelo crime das mineradoras na Bacia do Rio Doce reivindicam o direito à indenização justa, ao Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) para todos e à resolução dos problemas relacionados à moradia na região do Alto Rio Doce.

No Piauí, atingidos dos estados do Piauí e Maranhão realizaram um ato em Teresina, para cobrar a garantia dos direitos das comunidades da Bacia do Rio Parnaíba. Os presentes iniciaram a marcha na sede da empresa Equatorial Energia, protestando contra os altos preços da tarifa de energia da companhia, além do péssimo serviço oferecido nos dois estados. O atingidos seguiram para a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, cobrando ações do órgão para garantir a segurança hídrica no território. Parte do grupo foi atendido por representantes da empresa para apresentar as reivindicações da população.

No Pará, pescadores e ribeirinhos atingidos pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte realizaram um ato em Altamira, dentro das instalações da empresa Norte Energia, que faz a gestão da usina. O MAB exigiu a apresentação, em assembleia, de um cronograma sobre o processo de reparação dos atingidos pelo empreendimento, além de informações sobre o pagamentos em atraso (de indenizações). Como resultado da mobilização das populações atingidas, a Norte Energia se comprometeu a responder as reivindicações dos moradores em reunião que ocorrerá no próximo dia 20 de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/03/2024 por Camila Frois / MAB

MAB tem atos em todo o Brasil durante Jornada de Lutas

Com atos em 9 estados, atingidos cobraram implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens e denunciaram impunidade de mineradoras responsáveis pelas maiores tragédias ambientais do país

| Publicado 18/03/2024

Jornada de Luta no Piauí e Maranhão teve atos contra a Equatorial Energia e cobrança de apoio da Codevasf

Atingidos exigem respostas da distribuidora de energia, que é denunciada pelos preços abusivos da luz e precariedade dos serviços prestados

| Publicado 14/03/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos de São Paulo são recebidos por Casa Civil da Prefeitura Municipal para discutir situação de atingidos por enchentes no município

Reunião aconteceu após ato de militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Central dos Movimentos Populares – CMP durante Jornada de Lutas para reivindicar políticas de reparação e prevenção das enchentes