Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos promove visitas a municípios atingidos por enchentes no Vale do Taquari (RS)

Os municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Roca Sales estão sendo visitados entre hoje e amanhã (28)

Moradores do Vale do Taquari, atingido por duas fortes enchentes nos últimos dois meses, aguardam reparação. Foto: Divulgação

Começou hoje, 27, a Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos no Vale do Taquari (RS). Depois de duas grandes enchentes que atingiram a região nos últimos três meses, uma equipe de formada por profissionais de diferentes organizações sociais e políticas está realizando visitas em quatro municípios do estado para verificar o andamento das ações de reparação dos danos causados às famílias atingidas.

As atividades, que seguem até amanhã, 28, estão sendo organizadas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, pelo CDES Direitos Humanos, pela Acesso Cidadania e Direitos Humanos e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“A Missão quer alertar para o problema, ouvir a população e fazer o monitoramento dos diretos humanos”, afirma Júlio Alt, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

A região que foi severamente atingida por fortes chuvas no último dia 15, já havia sido afetada no mês de setembro. Além das visitas aos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Roca Sales, a missão também vai realizar uma Audiência Pública no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio, com a presença de autoridades e atingidos de todos os municípios do Vale do Taquari. O objetivo da audiência é promover a escuta dos relatos dos moradores da região sobre as ações que estão sendo realizadas em seus municípios e e apresentar um relatório de monitoramento dos direitos humanos.

A Defesa Civil estadual registrou 3.737 desabrigados (dependem de abrigos públicos) e 13.264 desalojados (podem ir para a casa de conhecidos) na última semana. Além disso, dezenas de estradas ficaram interditadas por conta das enchentes deste mês.

Leia também
MAB apresenta reivindicações dos atingidos do Vale do Taquari ao governo federal


Amanhã, 28, haverá uma mesa de diálogo com as autoridades locais para acompanhamento das ações que estão sendo realizadas e discussão sobre novas propostas para a reparação e reconstrução das regiões atingidas. Estarão presentes parlamentares, como a deputada estadual Laura Sito, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e representantes da Comissão de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Tribunal de Justiça do estado.

“As mudanças climáticas já são uma realidade presente no nosso cotidiano e no, Vale do Taquari, atingiram diretamente milhares de pessoas. O Estado brasileiro e os governos das esferas federal, estadual e municipais precisam proteger vidas”, afirma Alexania Rossato, coordenadora MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/11/2023 por Cátia Cylene

Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos cobra políticas públicas para os atingidos pelas enchentes do Vale do Taquari (RS)

Missão formada por integrantes do MAB e de outras organizações sociais e órgãos legislativos percorreu municípios que enfrentam problemas, como moradores desalojados, presença de escombros e lixo nas comunidades, falta de água potável e distribuição de alimentos vencidos

| Publicado 20/09/2023 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB integra campanha “Sementes de Solidariedade” no Vale do Taquari (RS) para apoiar atingidos pelas chuvas

Até 1500 famílias de agricultores atingidos pelas intensas chuvas do Rio Grande do Sul devem ser beneficiadas por campanha de solidariedade promovida por coletivo de movimentos sociais

| Publicado 11/12/2023 por Fabiana Reinholz - Brasil de Fato

‘Há muito trabalho a ser feito nas cidades atingidas pelas enchentes’, diz dirigente do MAB

Moradores relatam desalento após enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre os meses de setembro e novembro