MAB participa de ato em solidariedade ao povo palestino em Brasília
Ato foi realizado na Feira da Ponta Norte na manhã deste sábado (5) como parte das ações que ocorrem em todo o país
Publicado 04/11/2023 - Atualizado 04/11/2023
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve presente no ato em solidariedade à Palestina, que ocorreu hoje (4) na Feira da Ponta Norte em Brasília (DF). A atividade foi organizada pelo Comitê de Solidariedade à Palestina do Distrito Federal e contou com a presença de várias organizações, entre movimentos sociais e partidos políticos.
Elisa Estronioli, da coordenação do MAB, reforçou a solidariedade do Movimento à Palestina e afirmou que não é possível existir paz sem a liberdade e o direito à soberania do povo palestino. Elisa enfatizou que o que está ocorrendo na Faixa de Gaza é um genocídio e criticou a resposta tímida das instituições internacionais diante do massacre exibido diariamente nos meios de comunicação.
Para o MAB, a luta por direitos e por uma vida melhor para todos é parte a luta internacionalista pelo direito dos povos. “Nós enquanto movimento popular, dos atingidos pelas barragens, pelas grandes obras, pelos desastres e crimes da mineração, nos solidarizamos e nos identificamos com a luta do povo palestino pelo direito à terra, aos seus espaços ancestrais, a sua história, à sua memória e à sua cultura”, reiterou Elisa.
Aldinei Dias, da coordenação da MAB em Altamira (PA), afirmou que os povos da Amazônia sentem a dor das crianças, das mães e pais palestinos e se colocam em luta junto a eles. “Nos solidarizamos com as pessoas que perderam seus familiares e amigos nesse massacre. Nós ficamos angustiados porque são várias crianças, pela dor das mães e pais. A gente pede paz, pede Palestina Livre!”.
Durante a Jornada de Lutas, o povo atingido vai fortalecer o grito por justiça ao povo da Palestina. No domingo, dia 5, será realizado um ato pela paz e em solidariedade ao povo palestino. O ato vai acontecer às 19h, no Ginásio Nilson Nelson, onde ocorre a jornada nacional do MAB.
Leia mais: Atingidos por barragens fazem jornada de lutas em Brasília