NOTA | Mais uma vez o povo atingido sofre com ausência do Estado no Rio Grande do Sul

Chuvas fortes causam mortes, estragos, enchente e deixa centenas de pessoas desabrigadas no estado

Enchente do Rio Taquari na cidade de Lajeado (RS). Foto: Marcelo Caumors/Instagram

As fortes chuvas que ocorrem nas regiões norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias já causaram 31 mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. O volume de precipitação chegou a 300 mm nas últimas 48 horas, elevando os níveis dos principais rios da região, entre eles o Rio Taquari, que percorre uma das regiões mais populosas do estado. Em poucas horas, o nível do rio subiu cerca de 15 metros, atingindo ao menos 50 municípios.

Esse é o terceiro ciclone extratropical de elevada precipitação que ocorreu nesse ano no estado, revirando o rastro de destruição ainda não reparada. Estão previstos ao menos outros dois ciclones ainda para o mês de setembro. Os episódios acontecem após longos e recorrentes períodos de estiagem nos de 2021, 2022 e 2023, que, igualmente, causaram severos danos econômicos a todo estado, especialmente para as populações mais vulneráveis, incluindo comunidades camponesas e ribeirinhas.

Nas periferias das cidades, a água também devastou comunidades inteiras em poucas horas após as grandes precipitações. Segundo dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no ano passado, o país teve o maior número de pessoas afetadas por esse tipo de evento climático. Ao todo, foram 26 milhões de atingidos de alguma forma.

É importante ressaltar que, segundo o Relatório de Segurança de Barragens – RSB, o estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 9 mil barragens em seu território. Boa parte delas está abandonada ou sem a manutenção adequada. Diante de tais eventos extremos, elas se transformam em verdadeiras bombas acionadas, apesar de ocultas.

Mesmo assim, o atual governador, Eduardo Leite (PSDB), revogou a Política Estadual de Direitos das Populações Atingidas por Barragens, única política pública que previa ações de prevenção e reparação de áreas atingidas.

Não adianta sobrevoar de helicóptero sobre nossos corpos!

Enchente do Rio Taquari na cidade de Lajeado (RS). Foto: Arquivo Pessoal

Os dados evidenciam que tal condição desses eventos climáticos já não se tratam de exceção. A dramática, caótica e cada vez mais frequente recorrência desse tipo de evento exige uma postura diferente do estado e de toda a sociedade. É preciso responsabilizar os representantes do poder público por sua omissão criminosa.

O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB tem lutado para que sejam criadas políticas públicas capazes de se prevenir as perdas causadas por esse tipo de evento, bem como a criação de mecanismos suficientes para reparar as perdas causadas, colocando a população atingida como sujeito nas ações de prevenção e reparação. Só assim seria possível se reverter o longo período de exclusão social de comunidades hoje revitimizadas pelos efeitos das mudanças climáticas. 

Nos mantemos em luta e em solidariedade com as milhares de famílias que foram atingidas pelas águas nestes últimos dias no Rio Grande do Sul, assim como em outras regiões do Brasil. Que as águas sejam para a vida e não para a morte!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/09/2023

Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS

Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS

| Publicado 07/09/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | MAB exige reparação justa para atingidos pelo rompimento de reservatório da Casan em Florianópolis

Para evitar que violações de direitos cometidas após rompimento de outra estrutura da Casan em 2021 se repitam, o MAB elenca os direitos dos atingidos que devem ser garantidos no processo de ressarcimento de danos

| Publicado 27/10/2023 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB apresenta reivindicações dos atingidos pelas enchentes do Vale do Taquari (RS) ao Governo Federal

Atingidos do Rio Grande do Sul cobram soluções efetivas para reparar os danos sofridos em decorrência das enchentes do mês de setembro