Movimento dos Atingidos por Barragens promove encontro entre atingidos do Maranhão e do Piauí
Evento contou com a participação de representantes de órgãos públicos e outros movimentos populares
Publicado 16/12/2022 - Atualizado 16/12/2022
No último dia 14, o MAB realizou o 1º Encontro Regional de Atingidos por Barragens do Piauí e Maranhão. O evento, que ocorreu no no município de Matões (MA), contou com a presença de representantes dos Departamentos de Igualdade Racial de Matões e Timon, da Central de Movimentos Populares e de atingidos por barragens dos dois estados.
Segundo Samantha Nohara, integrante da coordenação estadual do MAB no Maranhão, o objetivo do encontro era fortalecer a organização dos atingidos nas comunidades ameaçadas pelas construções das hidrelétricas na Bacia do Parnaíba, além de potencializar a articulação com autoridades públicas, movimentos e organizações aliadas à defesa dos direitos dos atingidos. “Nesse momento, nós precisamos estar organizados para projetar lutas futuras”, afirmou.
Ao todo, 40 militantes e lideranças atingidas participaram do debate sobre a conjuntura política nacional, os direitos dos atingidos, as principais demandas no território e a necessidade da construção de um projeto energético e popular. Os atingidos também ressaltaram as potencialidades produtivas das comunidades rurais, além da necessidade de investimentos para potencializar e profissionalizar a produção agrícola local.
Luciana Bezerra, militante do MAB na comunidade Almas (localizada no município de São Francisco do Maranhão, conta que muitos moradores participavam pela primeira vez de um espaço de debate político. “Foi importante sim pra o crescimento da consciência das pessoas que participaram desse momento. Acredito que agora, mais do que nunca, elas vão se unir mais e mais. Então acredito que a busca por direitos vai crescer entre nós como comunidades.”