Ato suprapartidário em defesa da democracia reúne diversas lideranças políticas do Rio Grande do Sul em Erechim

Encontro reuniu diversos parlamentares e lideranças sociais de diversos municípios do Alto Uruguai Gaúcho que assumiram um compromisso pela construção de uma frente ampla democrática regional

Ato reuniu lideranças de partidos, movimentos sociais, universidades e sindicatos em prol da defesa da democracia no estado. Foto: MAB

Na noite da quinta-feira (13), o município de Erechim (RS) sediou um Ato Pluripartidário em Defesa da Democracia reunindo dezenas de representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, cooperativas e instituições públicas de ensino com o objetivo de afirmar o compromisso do Alto Uruguai Gaúcho em torno de uma frente ampla democrática no país.

A articulação é promovida como resposta às frequentes ameaças autoritárias ao estado democrático de direito que o país vive às vésperas do segundo turno das eleições. Durante o ato, o professor Thiago Ingrassia, docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, afirmou que o desafio de todos que se colocam em defesa da democracia e da dignidade humana é participar ativamente da vida política do país e dos espaços e processos de decisão, em períodos eleitorais e, também, na vida cotidiana. O professor ainda denunciou as práticas antidemocráticas fortalecidas pelo governo Bolsonaro, como a polarização da sociedade, as fake news, os ataques à mídia e à liberdade de imprensa, o encorajamento às tentativas de golpe, o discurso antissistema, o orçamento secreto e a compra de votos dentre tantas outras estratégias.

“A reeleição de Bolsonaro significa um imenso retrocesso para o país, com legitimação da barbárie. É necessário recuperar junto ao povo a memória afetiva dos governos populares, apresentando as propostas para a reconstrução do país, com fortalecimento da democracia”, afirma Ingrassia.

Tatiane Paulino, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, defendeu a retomada do símbolo nacional da bandeira do Brasil na luta por um país soberano e à serviço do povo. “Precisamos ganhar as ruas, conversar com as pessoas e apresentar as propostas de Lula para a reconstrução do Brasil”. Segundo a dirigente, o que está em jogo nas eleições é a defesa da democracia, enquanto a garantia de condições de vida melhores para a classe trabalhadora, em oposição às ameaças autoritárias de ditadura, de avanço da violência, violação de direitos.

“Este ato é a concretização de uma necessidade urgente que está posta, de fortalecimento das frentes democráticas diante da violência, do autoritarismo e do retrocesso que nos ameaça. É preciso somar forças nas agendas regionais neste período de campanha eleitoral dos próximos 15 dias, pois não há alternativa a não ser eleger Lula”, disse Paulino. Nesse contexto, foi encaminhado um trabalho de articulação coletiva pactuado pelos integrantes da frente ampla, a fim de garantir que a democracia prevaleça no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Lideranças políticas firmaram compromisso pela democracia

Todos os representantes dos partidos políticos presentes reforçaram o compromisso de votar pela democracia, através da candidatura de Luís Inácio “Lula” da Silva (PT) a nível nacional e   sinalizaram também apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) ao governo do estado do RS, como uma via democrática possível na atual conjuntura.

Leandro Puton, do PDT, destacou a importância do combate à fome, através da construção de consciência política e alianças regionais. Para Celio Fiabani, do PT, “a união que estamos firmando hoje só é possível porque vivemos em um país democrático, e é em defesa disto que nos colocamos em luta lado a lado. O resultado das urnas definirá o futuro destas e das próximas gerações, e cada um/a de nós tem uma tarefa grandiosa neste momento histórico. Nem um voto a Onix e Bolsonaro!”.

Dimas Tortelli, representou o PSDB e reforçou a importância da construção da frente ampla democrática na região e em todo o estado, assim como a participação do partido nesta articulação, reafirmando o nome de Eduardo Leite enquanto defensor e representante da democracia no estado, sendo um aliado na luta contra o autoritarismo. Carla Talgatti, do PSB, denunciou a onda bolsonarista que descaracteriza o processo democrático, colocando em jogo os direitos conquistados ao longo das décadas que vêm sendo retirados do povo nos últimos anos. “Estamos juntos e juntas nas trincheiras, nos colocando à disposição para lutar pelo fortalecimento da esquerda no Rio Grande do Sul”.

Em nome do Partido Cidadania, Luis Antonio Zamboni reafirmou a luta contra o autoritarismo representado por Bolsonaro a nível de Brasil e Onix Lorenzoni no estado. Já para Sandra Picoli, do PCdoB, dentre as grandes tarefas que estão colocadas no momento atual, estão a necessidade de reverter os votos de Bolsonaro para Lula e convencer quem está desacreditado a ir votar. “Eleger Lula é votar pela continuidade da democracia no Brasil, na contramão do que representa Bolsonaro e Onix. Precisamos ganhar as redes e as ruas divulgando as propostas de Lula. Não é só derrotar o Bolsonaro, é derrotar o bolsonarismo”, reforçou.

O professor Demian Boaroli, docente do IFRS em Erechim, representando as instituições públicas de ensino, apontou para a tarefa de enfrentar o movimento de despolitização que vem se enraizando na sociedade, principalmente junto à juventude, de forma a promover a educação, a formação política para a compreensão da realidade e munir o povo de ferramentas para analisar a realidade e participar de forma ativa e consciente dos processos decisivos para os rumos do país.

“Política não é palavrão, ela faz parte da vida, está presente sempre que tomamos posição, que tomamos decisão. É preciso recuperar a identidade de classe do povo trabalhador”, finalizou o professor.

Representando o sindicalismo, Adilson Luiz Szymanski, do SindiSaúde disse: “Nós, sindicalistas, estamos vendo de perto as consequências dos desmontes promovidos pelo governo Bolsonaro, com crescimento dos índices de desemprego, precarização do trabalho, redução drástica de investimentos, com destaque para a saúde e a educação. O que nos une hoje é a luta para derrotar um mal comum. Estamos fazendo história e voltando a erguer a bandeira da democracia, dos direitos sociais.”

Gervásio Plucinski, da Unicafes, se manifestou em nome do cooperativismo, o qual tem como principio a democracia. “No Rio Grande do Sul, vemos este princípio ser deturpado em diversos espaços, com a dificuldade de diálogo entre as partes. Estamos unidos na construção do cooperativismo solidário, que vem sendo destruído pelo governo Bolsonaro. Não ter posição neste momento é algo grave. Nos colocamos lado a lado na construção desta frente democrática para elegermos Lula presidente e fortalecer a democracia e o cooperativismo gaúcho.”

A atividade contou com a presença de cerca de 80 representantes de diversos municípios da região do Alto Uruguai, dentre representantes do MAB, Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS, Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Erechim e Região (SindiSaúde), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai do RS (ATAPERS), Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP, PT, PCdoB, PDT, PSB, MDB, PSDB, Cidadania, PSOL, agricultores, professores das instituições de ensino públicas de Erechim (UFFS, UERGS, IFRS) e diverentes membros da sociedade civil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/09/2022 por Coletivo de Comunicação MAB SC

Ato histórico com Lula em Florianópolis reuniu milhares de pessoas no centro da cidade

Militantes do MAB de todo o estado compareceram ao evento para demonstrar apoio à campanha

| Publicado 19/08/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Brigadas mobilizam população através de assembleias, passeatas e visitas de casa em casa para debater propostas de Lula

Iniciativa de movimentos populares de todo o Brasil tem a proposta de fazer o diálogo com a população, especialmente nos bairros e comunidades

| Publicado 11/10/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Plenária com Haddad marca retomada da atuação das Brigadas de Agitação e Propaganda no estado de São Paulo

Na capital paulista, militantes participaram de plenária no Sindicato dos Bancários para discutir ações unitárias com o objetivo de eleger Lula presidente da República e Haddad governador do estado