Atingidos paralisam ferrovia da Vale em Itueta (MG)

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apoia o ato de pescadores e agricultores que tiveram auxílio emergencial cortado e defende Programa Rio Doce Sem Fome

O protesto iniciado na manhã desta terça-feira (8) interrompeu a Estrada de Ferro Vitória-Minas da Vale.

Nesta terça-feira, 08, pescadores profissionais e agricultores de Itueta (MG) organizaram uma manifestação exigindo a reparação integral dos danos causados pela Vale (BHP/Billinton) na Bacia do Rio Doce e a retomada do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE). Os moradores questionam o corte do auxílio por parte da Fundação Renova sem que o rio esteja devidamente recuperado. Os manifestantes também denunciaram o atraso na execução de ações socioambientais previstas em acordos judiciais e cobraram a punição das mineradoras, que permanecem no controle do processo de reparação dos crimes cometidos.

De acordo com Thiago Alves, da coordenação do MAB em Minas Gerais, o Movimento apoia a iniciativa e convida a todos os atingidos da região a se juntarem na luta para que o acordo de repactuação do Rio Doce de fato garanta a proteção dos direitos dos moradores – e não apenas sirva aos interesses eleitorais de partidos e governos.

“Para isso, queremos que seja implementado o programa Rio Doce Sem Fome, que prevê ações imediatas, como a retomada e a ampliação do auxilio emergencial. Mais do que isso, o programa também prevê projetos de médio e longo prazo com foco na recuperação ambiental do território, na geração de trabalho e renda e na produção e distribuição de alimentos saudáveis. O foco é combater a pobreza que é agravada pelos efeitos do crime na região”, defende Thiago Alves.

“Precisamos garantir uma unidade politica e uma luta firme e organizada para alcançar esta e outras conquistas”, conclui o dirigente.

Água limpa, comida na mesa e trabalho! Este é o acordo que queremos!

Conteúdos relacionados
| Publicado 16/03/2022 por Coletivo de Comunicação MAB ES

Representantes do MAB participam de reunião no CNJ para tratar de repactuação do Rio Doce

Encontro integra a programação da Jornada de Lutas do 14 de março e tratou do acordo de repactuação em relação à reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, que tem sido discutido sem a participação dos atingidos

| Publicado 03/02/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Câmara dos Deputados promove audiência para discutir acordo de repactuação do Rio Doce

Durante a audiência, MAB defendeu maior participação dos atingidos e apresentou proposta do Programa Rio Doce Sem Fome

| Publicado 23/02/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Sirene de barragem da CSN em Congonhas (MG) toca acidentalmente e apavora atingidos

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), toque equivocado de sirene durante manutenção da estrutura mostra o descaso da CSN com os atingidos